Floresta Nacional de Caxiuanã

De WikiParques
Revisão de 19h07min de 18 de dezembro de 2017 por Ferreira (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=''[http://www.wikiparques.org/tag/floresta-nacional-de-caxiuana/ Fique por dentro das novidades da Floresta Nacional de Caxiuanã no '''Blog do WikiParques...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Floresta Nacional de Caxiuanã no Blog do WikiParques



Floresta Nacional de Caxiuanã
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Para
Município: Gurupá (PA), Melgaço (PA), Portel (PA), Porto de Moz (PA)
Categoria: Floresta
Bioma: Amazônia
Área: 317.946,37 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 239 de 28 de novembro de 1961
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

CR4 – Belém

Contatos:

Gestor: CARLOS ALBERTO DE SOUZA BRAGA
Endereço: Av. Gurupá, 168
CEP: 6.88E+7
Bairro :
UF: PA
Cidade: Breves
Site:
Telefone: (91) 37831538
E-mail: flonacaxiuana.pa@ibama.gov.br

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Relevo

A paisagem atual da área de Caxiuaña faz parte de uma paleoevolução da região da Foz do Amazonas, evolução da qual foram herdadas características sistêmicas específicas que se refletem na paisagem atual e cuja vulnerabilidade deve ser compreendida para sua preservação e sustentabilidade.

O relevo da Flona é relativamente uniforme e formado apenas por duas grandes unidades: as “terras firmes” mais altas, cobertas pela floresta densa, que são baixos planaltos ou tabuleiros e as “terras baixas”, alagadas e alagáveis, que formam as planícies fluviais e fluvio-lacustres, com várzeas e igapós.

Clima

O clima e as condições meteorológicas da região da Floresta Nacional de Caxiuanã são fortemente condicionados à localização geográfica em ação conjunta com os grandes sistemas atmosféricos que controlam a distribuição pluviométrica, evaporação, temperatura do ar, umidade do ar e regime de ventos.

A Floresta Amazônica apresenta elevadas temperaturas e precipitações anuais, embora ocorram grandes variações. Existem duas estações bem distintas ao longo do ano, a estação chuvosa, compreendida entre os meses de dezembro a maio, e a estação menos chuvosa, que se estende de junho a novembro (COSTA et al. 2010).

Fauna e flora

Fauna

Foram copilados registros de 1.803 espécies dos seguintes grupos biológicos na Floresta Nacional de Caxiuanã: Mamíferos não voadores (55), Morcegos (46), Aves (395), Répteis (106), Anfíbios (50), Peixes (204), Crustáceos (10), Aranhas (129), Tabanídeos (41), Drosofilídeos (99), Abelhas (23), Formigas (495), Vespas sociais (72), Hymenopteros parasitas (17) Cupins (30) e Colêmbolos (31).

Problemas e ameaças

Fontes

CNUC

ICMBio

Plano de Manejo: Parte I, Parte II, Anexos 1 e 2