Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

De WikiParques
Revisão de 23h27min de 29 de junho de 2017 por Ferreira (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma unidade de conservação criada pela Prefeitura de Santo André em 2003 para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila de Paranapiacaba. Em uma área de mais de quatro milhões de m², encontram-se uma grande riqueza da fauna e flora local. Outra atração local são as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings e que dão o nome à unidade. O parque conta com seis trilhas abertas que tem visitas controladas realizadas com acompanhamento de monitores ambientais, que são moradores de Paranapiacaba capacitados. Os monitores estão habilitados a receber os visitantes e mostrar a beleza da área. O Parque está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

Fique por dentro das novidades do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba no Blog do WikiParques


Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Sao Paulo
Município: Santo André (SP)
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 400 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Municipal nº 14.937 de 05 de Junho de 2003
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos:

Localização

A Unidade de Conservação localiza-se ao redor de mais duas UCs, a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e o Parque Estadual da Serra do Mar, contribuindo na formação de um extenso corredor ecológico voltado a preservação e sustentabilidade da Mata Atlântica, integrante à área tombada como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Como chegar

Ingressos

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba conta com três locais onde é feito o controle de entrada e saída de pessoas: Guarita da Estrada do Taquarussu, Guarita da Pontinha e Guarita da Estrada da Bela Vista.

O Parque é aberto à visitação pública de terça a domingo, das 09h00 às 16h00. As visitas só podem ser realizadas com o acompanhamento de monitores cadastrados.

O Parque também conta com um Centro de Visitantes, localizado na Rua Direita, 371, próximo ao Núcleo de Interpretação Ambiental Núcleo Olho d’água.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Atrações

Pela proximidade da Serra do Mar, por seu clima, com a neblina típica, e pelas sua belezas naturais, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba possui potencial para atividades voltadas para o uso público, como esportes na natureza, caminhadas em trilhas, estudo de meio, interpretação, recreação e educação ambiental.

Atualmente o parque possui 5 trilhas abertas a visitação e 2 Núcleos de Interpretação Ambiental.

Núcleos de Interpretação Ambiental

  • Olho d’água

O Olho d’água é uma área de interpretação ambiental que possui duas trilhas para caminhadas: a Trilha das Hortênsias e Trilha dos Gravatás.

No local o visitante poderá conhecer a integração entre a engenharia inglesa e a natureza. O sistema de abastecimento de água foi construído juntamente com a Vila Martin Smith. A água é coletada diretamente nas nascentes e atualmente abastece a parte baixa da Vila de Paranapiacaba.

Na época da construção parte do sistema abastecia as máquinas do sistema funicular e outra parte era destinada para o abastecimento das casas.

  • Tanque do Gustavo

Neste outro Núcleo de Interpretação Ambiental é possível conhecer o sistema de abastecimento de água das máquinas do sistema funicular.

Atualmente a água abastece a Parte Alta da Vila de Paranapiacaba.

O nome Tanque do Gustavo foi atribuído em homenagem ao alemão Gustavo Hartmann, empreiteiro da SPR que construiu o reservatório.

Trilhas

  • Trilha das Hortências

Possui 325m de extensão e pode ser percorrida em aproximadamente 30 minutos. É considerada de grau médio de dificuldade devido sua declividade (de 15º a 20º) . Nela, o visitante pode observar plantas ormanentais exóticas, como a hortência, se origem asiática, alem de conhecer o tratamento dado à água que abastece a parte baixa da Vila.

  • Trilha dos Gravatás

Possui 389m de extensão e pode ser percorrido em aproximadamente 30 minutos. É considerada de grau fácil de dificuldade, possuindo declividades de até 15º. Percorre-la é um passeio bastante agradável em virtude da sombra das copas das árvores.

  • Trilha da pontinha

Acompanha o percurso do rio Grande, possuindo aproximadamente 1090m de extensão com 1h de caminhada. Tem início na estrada de Paranapiacaba e fim na via de manutenção para o Tanque do Gustavo.

A caminhada é fácil (declividade de 15º) e pode-se apreciar parte do antigo sistema de abastecimento de água da 5 máquinas fixas do segundo sistema funicular, que atualmente abastece parte da parte Alta da Vila.

  • Trilha do Mirante

Acompanhando a encosta da serra, por dentro da mata, a trilha de possui cerca de 1.185m de extensão que podem ser percorridos em aproximadamente 1h. Possui grau fácil de dificuldade e declividade de até 15º.

O principal atrativo é o mirante, que está cerca de 1.000 km de altitude, no limite com o Parque estadual da Serra do Mar, núcleo Itutinga-Pilões, possibilitando a visão da Baixada Santista e do mar, do complexo rodoviário Anchieta-Imigrante e o pólo industrial de Cubatão.

  • Trilha da Comunidade

Partindo do final da trilha da Água Fria e com 1.569 m de extensão, esta trilha dá acesso à um dos pontos mais altos do Parque, podendo ser percorrida em aproximadamente 2h.

É uma caminhada difícil, com desnível de 276 m e declividade acima de 30º, durante e qual pode-se observar bromélias e orquídeas. No alto do morro, encontram-se ruínas que dizem se tratar de uma antiga comunidade alternativa da década de 1970. Pelo local, passa a divisa de três municípios: Santo André, Santos e Mogi das Cruzes.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Prefeitura de Santo André

Prefeitura de Santo André