Mudanças entre as edições de "Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Sem diferença)

Edição das 20h22min de 9 de março de 2017



Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Mato Grosso
Município: Barão de Melgaço
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Pantanal
Área: 107.966 hectares
Diploma legal de criação: Portaria n° 71/97N do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos:

Localização

A RPPN está localizada entre 16° 28’ e 16° 50’ de latitude Sul e 56° e 56° 30’ de longitude Oeste no município de Barão de Melgaço, no limite sul do estado de Mato Grosso, Brasil.

Como chegar

Na estação, seca via terrestre a partir de Cuiabá, o deslocamento é pela rodovia MT-040 até o município de Santo Antônio de Leverger, em seguida pela MT-070 até o Distrito de Mimoso (município de Barão de Melgaço) (Estrada Parque Santo Antônio de Leverger – Porto de Fora) e pela MT-455 até o Distrito de São Pedro de Joselândia (percurso terrestre total de aproximadamente 170 quilômetros).

Durante a cheia, o deslocamento a partir de Cuiabá é pela rodovia BR-070, até Poconé pela MT-060, em seguida até Porto Cercado pela MT-370 (Estrada Parque Porto Cercado) (percurso terrestre de aproximadamente 143 quilômetros). De Porto Cercado até a RPPN o deslocamento é realizado via fluvial (rio Cuiabá, Riozinho, canais, corixos), e a parte terrestre é realizada com veículos 4x4, cavalo, quadriciclo, charrete ou carro de boi. Este percurso também pode ser feito na estação seca, partindo de Porto Cercado via fluvial pelo rio Cuiabá até o Porto Biguazal. Em situações emergenciais e para o monitoramento ambiental para prevenção e combate aos incêndios, o deslocamento é aéreo.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteção da biodiversidade ecológica, promovendo a regulação ambiental, a preservação de recursos genéticos, a manutenção dos ciclos sazonais das águas e a proteção da beleza cênica de uma extensão em 1.060 km² de Pantanal.

Histórico

Aumentou em cerca de um terço a área total conservada do Pantanal mato-grossense. É a primeira reserva particular do país a ser denominada como Sítio de RAMSAR – da Convenção de RAMSAR de proteção das zonas úmidas de importância mundial.

Está inserida na Reserva da Biosfera do Pantanal como uma de suas zonas núcleo.

Um eficiente projeto de prevenção e combate a incêndios foi implantado a partir da contratação de uma brigada de 19 mateiros florestais e 6 operadores de máquinas e da criação de uma patrulha mecanizada.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.sescpantanal.com.br/view.php?l=br&idc=28