Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal

De WikiParques
Revisão de 20h24min de 9 de março de 2017 por Ferreira (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal no Blog do WikiParques


Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Mato Grosso
Município: Barão de Melgaço
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Pantanal
Área: 107.966 hectares
Diploma legal de criação: Portaria n° 71/97N do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos:

Localização

A RPPN está localizada entre 16° 28’ e 16° 50’ de latitude Sul e 56° e 56° 30’ de longitude Oeste no município de Barão de Melgaço, no limite sul do estado de Mato Grosso, Brasil.

Como chegar

Na estação, seca via terrestre a partir de Cuiabá, o deslocamento é pela rodovia MT-040 até o município de Santo Antônio de Leverger, em seguida pela MT-070 até o Distrito de Mimoso (município de Barão de Melgaço) (Estrada Parque Santo Antônio de Leverger – Porto de Fora) e pela MT-455 até o Distrito de São Pedro de Joselândia (percurso terrestre total de aproximadamente 170 quilômetros).

Durante a cheia, o deslocamento a partir de Cuiabá é pela rodovia BR-070, até Poconé pela MT-060, em seguida até Porto Cercado pela MT-370 (Estrada Parque Porto Cercado) (percurso terrestre de aproximadamente 143 quilômetros). De Porto Cercado até a RPPN o deslocamento é realizado via fluvial (rio Cuiabá, Riozinho, canais, corixos), e a parte terrestre é realizada com veículos 4x4, cavalo, quadriciclo, charrete ou carro de boi. Este percurso também pode ser feito na estação seca, partindo de Porto Cercado via fluvial pelo rio Cuiabá até o Porto Biguazal. Em situações emergenciais e para o monitoramento ambiental para prevenção e combate aos incêndios, o deslocamento é aéreo.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteção da biodiversidade ecológica, promovendo a regulação ambiental, a preservação de recursos genéticos, a manutenção dos ciclos sazonais das águas e a proteção da beleza cênica de uma extensão em 1.060 km² de Pantanal.

Histórico

Aumentou em cerca de um terço a área total conservada do Pantanal mato-grossense. É a primeira reserva particular do país a ser denominada como Sítio de RAMSAR – da Convenção de RAMSAR de proteção das zonas úmidas de importância mundial.

Está inserida na Reserva da Biosfera do Pantanal como uma de suas zonas núcleo.

Um eficiente projeto de prevenção e combate a incêndios foi implantado a partir da contratação de uma brigada de 19 mateiros florestais e 6 operadores de máquinas e da criação de uma patrulha mecanizada.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.sescpantanal.com.br/view.php?l=br&idc=28