APA de Canoa Quebrada



APA de Canoa Quebrada
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Ceara
Município: Aracati
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 6.340,7543 hectares
Diploma legal de criação: Lei municipal nº 40/98 de 20 de março de 1998

Lei municipal nº 52/2001 de 22 de agosto de 2001 (Ampliação)

Coordenação regional / Vinculação:
Contatos:

Índice

Localização

Sua extensão ( 6.340,7543 hectares) sendo 15Kms de praia e cerca de 1km para o interior, vai do Resort Hotel Porto Canoa à foz do Rio Jaguaribe.

Como chegar

Para se chegar lá de carro tome a CE 004. Siga sempre em frente passando pelo Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Sucatinga, Parajuru e Fortim. Depois do posto da Polícia Rodoviária, pegue à esquerda na BR 304, passando pela ponte por sobre o Rio Jaguaribe. Depois de Aracati há uma saída à esquerda que leva para Canoa Quebrada, Quixába e Majorlândia.

Se preferir ir de ônibus, a empresa São Benedito faz a rota para Canoa Quebrada todos os dias.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

  • A promoção do uso sustentado dos recursos naturais existentes em seu perímetro;
  • A preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos;
  • A preservação do patrimônio ambiental e cultural;
  • A melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais nela fixadas e a unidade histórica-social dos moradores;
  • A proteção da paisagem, das comunidades bióticas nativas, das dunas, das paleodunas, gamboas, das lagoas perenes e intermitentes, dos manguezais, dos arrecifes, dos solos, das formações geológicas de grande potencial paisagístico e falésias;
  • O desenvolvimento sustentável do turismo, da agricultura e da pesca;
  • A proteção da área de praia da descaracterização e ocupação irregular;
  • A preservação dos remanescentes e ecossistem as associados da Mata Atlântica;
  • A promoção e execução de atividades em educação ambiental.

Histórico

Canoa foi descoberta para o turismo nas décadas de 60 e 70 – época em que o local era habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores. Lá, hippies (a maioria de países europeus) encontraram um lugar quase inacessível, com povo simples e hospitaleiro. Até hoje os nativos preservam a vila de pescadores com as mesmas casas do passado feitas de barro, onde muitas vezes serviu de hospedagem para os visitantes.

Hoje, Canoa é uma praia mundialmente conhecida. Oferece uma boa infra-estrutura de pousadas e restaurantes, para todos os gostos e bolsos, com variado cardápio, desde as delicias do mar (mariscos, peixes, lagosta, arraia, camarão ) que podem ser desfrutadas em uma das barracas da praia, de frente ao maravilhoso mar de Canoa, até a gastronomia internacional, nos restaurantes da Broadway, principal rua de Canoa.

A cidade é famosa, também, pelas noites animadas, com pessoas de todos os lugares do mundo e os mais diversos estilos musicais. É na Broadway, que se concentra o que há de melhor em bares, restaurantes, lojas e cultura local.

Dentro da APA de Canoa, está em processo a legalização da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) na comunidade dos Estevão. Uma ARIE indica, além do cuidado com o meio ambiente, a preservação da unidade social da comunidade. A Lei 148/2006 de 1º de dezembro de 2006, adotada pela Prefeitura municipal de Aracati, define as normas de gerenciamento da APA de Canoa Quebrada, e em particular divide a APA em 4 áreas e 9 zonas distintas, conforme estabelecido no documento “Diagnóstico e Zoneamento Ambiental da APA de Canoa Quebrada”.

Atrações

A Praia do Estevão: é um prolongamento de Canoa Quebrada com praia frente a enseada, falésias vermelhas, núcleo de nativos.

Entardecer de Canoa na famosa Duna do Pôr-do-Sol: de onde se tem uma vista panorâmica de toda a região.

Passeio de Jangadas são os melhores, tem passeio de Cavalo e de Parapent, Passeio de buggy até Ponta Grossa (Município de Icapuí) ou pelas dunas onde poderá praticar o “skibunda” (descer as dunas com um pedaço de madeira caindo em uma lagoa).

Aspectos naturais

Canoa está situada sobre falésias avermelhadas de até 30 metros acima do nível do mar. A APA inclui as mais variadas paisagens de rio, manguezal, dunas, praias, picos e falésias. Por trás das falésias, as dunas brancas e móveis encontram a vegetação interior. As lagoas e os alagados em meio ao carnaubal e coqueiros complementam a paisagem. A praia fica em frente à pequena enseada situada na base de falésias.

Relevo e clima

Planície Litorânea com clima semi-árido

Fauna e flora

acesse: www.recicrianca.org.br

Problemas e ameaças

Uma atenção especial é dispensada às dunas e falésias que permeiam toda a região e são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema local. Qualquer transito de veículos auto-motores ou construções nestas formações só podem ser autorizadas após um estudo de impacto ambiental sendo proibida a derrubada da vegetação que fixam as dunas assim como o aterramento das lagoas e cursos dágua. O Transito de carros nestas formações de dunas e falésias deve ser regulamentado.

Fontes

http://www.semace.ce.gov.br/2010/12/area-de-protecao-ambiental-de-canoa-quebrada/

www.recicrianca.org.br