Monumento Natural O Frade e a Freira




Monumento Natural O Frade e a Freira
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Espirito Santo
Município: Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta
Categoria: Monumento Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área: 861,4
Diploma legal de criação: Decreto nº 1917-R, de 06/09/2007
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo
Contatos: Endereço: Rodovia BR 262, KM 0 - Jardim América - Cariacica/ES

CEP: 29.140-500

E-mail: gap@iema.es.gov.br mnfradefreira@iema.es.gov.br

Telefone: (27) 3136-3470

Chefe da Unidade: Luciano Bravim Krüger

Índice

Localização

Como chegar

Horários de ônibus a partir de Cachoeiro de Itapemirim:

Empresa Sudeste (http://www.viacaosudeste.com.br): diariamente de hora em hora (alguns horários não circulam de domingo e feriados)

Empresa Planeta: http://horariosviacaoplaneta.blogspot.com.br (site não oficial)

Ingressos

Período: 01/01 a 31/12 Dias da semana: Segunda a Segunda Horários: 12:00 a 12:00 Valor do ingresso: R$ 0,00 Portões de acesso: BR 101, Entrada estrada caminhos do campo

Onde ficar

Hospedagem mais barata em Cachoeiro de Itapemirim: Hotel Alvorada - Praça Pedro Cuevas Junior, 21 - centro - (28) 3522-0448 R$35 com café e WC no corredor, mas tem também apartamentos

Objetivos específicos da unidade

Preservar a integridade do conjunto granítico no qual está inserido o marco principal denominado O Frade e a Freira; proteger os fragmentos florestais remanescentes localizados no afloramento; promover o desenvolvimento econômico regional, com a promoção da natureza, manejo adequado dos recursos naturais e disciplinamento do uso e ocupação do solo; desenvolver o turismo sustentável regional, integrado às condições naturais dos ecossistemas, das paisagens e belezas cenênicas; desenvolver programas setoriais, incluindo turismo, educação, fiscalização e monitoramento ambiental; contribuir para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de ecologia aplicada, biologia, geologia, hidrologia e outras de interesse para a conservação e preservação dos ecossistemas naturais; contribuir para a instalação de processos naturais de recuperação dos ecossistemas e para a recuperação induzida, de acordo com projetos definidos no plano de manejo e aprovado pelo IEMA, ouvido o conselho consultivo e implantar equipamentos e serviços necessários à consecução desses objetivos.

Histórico

A Unidade de Conservação foi criada, em setembro de 2007, pelo decreto estadual nº 1.917-R. A região foi declarada como Patrimônio Histórico Cultural, por meio da Resolução nº 07, do Conselho Estadual de Cultura, em 12 de junho de 1986.

Atrações

O frade e a freira, são formações rochosas de granito. Do seu formato, que lembra a imagem de um frade e uma freira, surgiram lendas diversas. Diz uma delas que um frade e uma freira se apaixonaram, e como suas vidas deveriam ser dedicadas a servir a Deus, não puderam se render ao amor humano. Como forma de permanecerem unidos, os dois foram transformados em montanha, e ficam se admirando eternamente esculpidos em granito.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Montanhoso, altamente acidentado, com imponente afloramento rochoso como área central da UC.

Fauna e flora

Alguns fragmentos de mata atlântica rodeiam o afloramento rochoso e, sobre o mesmo, encontra-se vegetação rupestre.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1533

http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp?pagina=17184

https://groups.google.com/forum/#!topic/trekking_e_travessias/xnsfyIfr7zs