Parque Estadual Botânico do Ceará

O Parque Estadual Botânico do Ceará possui uma área de 190 hectares e fica na CE 090, na rodovia que segue em direção às praias de Iparana e Icaraí, a 15 km de Fortaleza. Localizado no município de Caucaia, a unidade de conservação é o habitat para diversas espécies nativas da flora e da fauna da Região Nordeste. O Parque Botânico do Ceará possui orquidário, meliponário, horto de plantas medicinais.

PROJETO "VIVA O PARQUE"

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social – COEAS realiza no Parque do Cocó (07 às 12h) e no 'Parque Botânico (08 às 13h), o Projeto "Viva o Parque". Todos os domingos, a população de Fortaleza e Caucaia podem usufruir de atividades voltada para o público adulto (Massoterapia, Zumba/Dança de Salão/Aeróbica, Tai Chi Chuan/Yoga/Biodança, Trilha Guiadas, Oficinas de Mudas) e público infantil (Cama elástica, brincadeiras tradicionais (bola de gude, peão, pipa, elástico, pega-pega, ciranda), jogos coletivos (corrida de saco com revezamento, banderinhas, carimba etc), oficinas de maquiagem, pintura facial, palhaços, malabares e ginástica.

Mídia:http://www.sema.ce.gov.br/index.php/viva-o-parque

GALERIA DE FOTOS DO VIVA O PARQUE Mídia:https://photos.google.com/share/AF1QipOevPeQWD02csJ66j87979wCKJ-gM-iUtYxH8CULGR3lPQQcgFgAzZ8WQd1O1ER4A?key=YVljUnF6TlRnN1JkWmFweDNGaTBzYUVkNFdQY253

PROGRAMA PARQUE-ESCOLA - APRENDENDO COM A NATUREZA

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC integram o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, que tem como princípios “promover a consciência coletiva capaz de discernir a importância da conservação dos recursos naturais e da preservação dos diferentes ambientes como base para sustentação da qualidade de vida”, bem como “dar condições para que cada comunidade tenha consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os seres humanos mantêm entre si e com os demais elementos da natureza e de seu papel na articulação e promoção do desenvolvimento sustentável”.

O PROGRAMA PARQUE-ESCOLA busca desenvolver novas abordagens interdisciplinares de educação baseadas em vivências com a natureza, ao transformar os Parques Estaduais em “salas de aula”, propiciando novas formas de construção do conhecimento.

Este programa propicia aos professores e seus alunos momentos de contato e comunhão com a natureza, aprofundando as suas percepções para que se tornem uma verdade, uma compreensão essencial sobre o lugar de cada um neste mundo.

OBJETIVO Capacitar os professores das Escolas Públicas Estaduais para a prática interdisciplinar e transdisciplinar da educação ambiental nos Parques Estaduais do Ceará.

PÚBLICO Inicialmente, o projeto tem contemplado os professores das Escolas Públicas Estaduais do entorno do Parque Estadual Botânico, em Caucaia. . O Projeto será estendido ao Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza e às demais Unidades de Conservação Estaduais, abrangendo outras séries das escolas estaduais, municipais e particulares.


Parque Estadual Botânico do Ceará
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Ceara
Município: Caucaia
Categoria: Parque
Bioma: Caatinga
Área: 190,00 ha
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 24.216, de 09 de setembro de 1996.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará.
Contatos: Unidade de Conservação:

Secretaria do Meio Ambiente - SEMA - Av. Pontes Vieira, 2666 Bairro - Dionísio Torres - Fortaleza/CE CEP: 60.135-238

E-mail: george.feijao@sema.ce.gov.br parquebotanico@sema.ce.gov.br doris.santos@sema.ce.gov.br

Telefone: (85) 3101.1233

Índice

Localização

O Parque Botânico do Ceará localiza-se no Município de Caucaia, Estado do Ceará, às margens da CE-090, rodovia estadual que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco, Cauípe e Lagoa do Banana. O Parque Botânico dista 15 km de Fortaleza.

Como chegar

Ingressos

O Parque está aberto ao público todos os dias, das 8h às 13h e das 14h às 17 h.

Na visitação, cada pessoa pode levar para plantar em casa até cinco mudas de plantas.

Onde ficar

A região possui rede hoteleira e pousadas.

Objetivos específicos da unidade

I. Proteger a fauna e flora locais; II. Servir como amostra dos ecossistemas cearenses; III. Fomentar a cultura ecológica entre estudantes e professores; IV. Manter um campo de produção de mudas florestais nativas do Ceará; V. Assegurar ambientes propícios a manutenção de espécies características da flora do Estado.

Histórico

Criado em 1996, o Parque Botânico do Ceará, localizado no município de Caucaia, é um dos principais símbolos da preservação ambiental no Estado. O Parque Botânico possui uma área de 190 hectares e fica no caminho das praias de Iparana e Icaraí, a 15 km de Fortaleza.

Segundo o seu criador, Renato Aragão, sempre que passava em frente àquela área, com destino às praias do litoral de Caucaia , sentia-se curioso em relação ao terreno que margeava a estrada. Na época, Renato fazia parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) e foi convidado para elaborar as diretrizes da Política Florestal do Estado. Conseguiu colocar na Lei 12.488, de 1995, em seu artigo 48, a revogação da doação, e assim fez retornar para o Estado o terreno. Após isso, buscou parcerias com várias empresas privadas e deu início a construção do Parque Botânico do Ceará.

O parque ficou, durante 12 anos, sendo administrado pela Fiec, mediante convênio com a participação do Governo do Estado do Ceará por meio da Semace e indiretamente pelo Governo Municipal de Caucaia. Em 9 de julho de 2010, voltou a ser gerenciado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente-SEMACE e atualmente é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente - SEMA.

Atrações

Orquidário, trilhas, viveiro de mudas e horto com plantas medicinais são algumas das atrações do Parque Botânico do Ceará, em Caucaia.

Aos domingos acontece o Projeto "Viva o Parque", no horário de 08 às 13h. A população de Caucaia pode usufruir de atividades voltada para o público adulto (Massoterapia, Zumba/Dança de Salão/Aeróbica, Tai Chi Chuan/Yoga/Biodança, Trilha Guiadas, Oficinas de Mudas) e público infantil (Cama elástica, brincadeiras tradicionais (bola de gude, peão, pipa, elástico, pega-pega, ciranda), jogos coletivos (corrida de saco com revezamento, banderinhas, carimba etc), oficinas de maquiagem, pintura facial, palhaços, malabares e ginástica.

Aspectos naturais

O Parque Estadual Botânico do Ceará serve, de habitat para diversas espécies nativas da flora e da fauna da Região Nordeste. A unidade de conservação possui orquidário, meliponário, horto de plantas medicinais.

Relevo e clima

Em relação ao relevo, a região apresenta altitudes médias a baixas geralmente inferiores a 1.000 metros.

O clima da região é é o tropical quente semiárido brando, ocorrendo também os climas tropical subúmido e tropical úmido.

Fauna e flora

Ao todo, foram catalogadas 182 espécies vegetais dos biomas caatinga, tabuleiro e mata atlântica e mais de 60 aves.

O banco de mudas da unidade de conservação tem capacidade para produzir 3.000 mudas por mês de espécies nativas, além de contar com um banco de sementes e um orquidário.

Problemas e ameaças

Dentre os principais problemas ambientais configurados se destaca a pressão demográfica no entorno do Parque configurando desequilíbrios no balanço sedimentológico do litoral, aceleração nos processos erosivos, já muito ativos.

Outro problema enfrentado pela unidade de conservação são as queimadas e depredações à vegetação e a infraestrutura da Unidade de Conservação.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1931

http://www.semace.ce.gov.br/2010/12/1644/

http://www.oestadoce.com.br/cadernos/oev/natureza-onde-fica-e-o-que-representa-o-parque-botanico-do-ceara