Parque Nacional da Chapada das Mesas



Carregando mapa...
Parque Nacional da Chapada das Mesas
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Maranhao
Município: Estreito, Carolina, Riachão, e Imperatriz
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 159.951 hectares
Diploma legal de criação: Decreto s/n° de 12 de Dezembro de 2005.
Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Contatos: Endereço sede: Praça Allípio de Carvalho, 50.

Carolina, Maranhão

CEP: 65.980-000

Índice

Localização

O Parna situa-se no centro-sul do Maranhão, próximo às cidades de Estreito, Carolina, Riachão, e Imperatriz.

Como chegar

Há voos diretos que partem diariamente de São Luís para Imperatriz. De carro, é preciso seguir 850 km pelas BR-135, BR-222 e BR-010. A distância entre Imperatriz e Carolina é de cerca de 220 km.

Ingressos

O Parque Nacional da Chapada das Mesas não possui infraestrutura de apoio à visitação e nenhum tipo de controle dos visitantes. Entretanto, é recomendada a contratação de guias locais para conhecer o parque.

Onde ficar

Existem opções de hospedagem no site do governo do Estado do Maranhão: http://www.turismo.ma.gov.br/pt/polos/chapada/ficar.htm

Objetivos específicos da unidade

O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico. O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado, principalmente, por se tratar de uma área de Cerrado intocada e ameaçada pela recente expansão da fronteira agrícola e siderúrgica no Maranhão.

O objetivo é manter a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos, erradicar o uso do fogo como método agrícola e recuperar as espécies de fauna que foram impactadas.

Histórico

---

Atrações

A região oferece cachoeiras, trilhas ecológicas e rios de águas cristalinas. O artesanato, de origem indígena, criado pelos moradores da região, é um dos grandes aspectos da cultural local.

Alguns atrativos na área de entorno são as cachoeiras Pedra Caída (de 50 metros de altura), São Romão, Tapecurizinho, Encanto Azul, Cachoeira de Santa Bárbara e Portal da Chapada.

No interior do Parque existem dois atrativos que são explorados turisticamente há muitos anos (Cachoeira de São Romão e Cachoeira da Prata) e que recebem especial atenção da equipe de gestão visando a minimização dos impactos gerados.

No Morro das Figuras está localizado um sítio arqueológico com inscrições rupestres.

Aspectos naturais

A UC protege mais de 400 nascentes de importantes cursos d'água. O Parna está localizado numa região com potencial turístico. Além das inúmeras chapadas tabulares de arenito (algumas com inscrições rupestres), a região da Chapada das Mesas é famosa pelas cachoeiras de águas límpidas e de temperatura agradável.

Relevo e clima

O clima é tropical úmido, com temperaturas altas o ano todo. O verão é seco de maio à outubro e o inverno chuvoso, de novembro à abril. A temperatura média anual é de 26° com máximas de 36°.

O relevo é plano-ondulado. A maior parte da área é composta por um trecho de relevo de chapada com altitude de 250 metros, caracterizada pela presença de morros de arenito elevados. As altitudes variam de 250 metros nos vales e chapadas com 524 metros.

Fauna e flora

Entre os animais protegidos nesta UC e ameaçados de extinção estão o gato-do.mato, o mutum-de-penacho, o gato-maracajá, o tamanduá-bandeira, a onça-parda e a águia-cinzenta.

Problemas e ameaças

Tendo sido criada recentemente, o Parque ainda está com a situação fundiária totalmente irregular. Nenhuma área foi regularizada ainda. O levantamento da população do interior e no entorno do parque está na fase inicial.

O fogo para limpar a área de plantio e pastagem são práticas bastante disseminadas.

A situação fundiária é a principal causa de conflitos e a presença de moradores dentro da UC é incompatível com a criação do Parque, pois desenvolvem atividades que degradam o meio ambiente como a agricultura, a pecuária, a silvicultura, a caça e a pesca.

O tráfico de animais na região é bastante disseminado, a caça amadora e rinhas de aves silvestres também.

O plano de manejo ainda não foi realizado.

Fontes

http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/358/

https://www.facebook.com/pages/Parque-Nacional-Chapada-das-Mesas/200174270023432

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2079

Decreto de criação: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Dnn/Dnn10718.htm

http://www.brasil.gov.br/localizacao/parques-nacionais-e-reservas-ambientais/parque-nacional-da-chapada-das-mesas-ma

http://www.turismo.ma.gov.br/pt/polos/chapada/

Plano Operativo de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Março de 2007. http://www.ibama.gov.br/phocadownload/prevfogo/plano_operativo_parna_da_chapada_das_mesas.pdf