Parque Nacional dos Campos Gerais



Carregando mapa...
Parque Nacional dos Campos Gerais
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Parana
Município: Carambeí, Castro e Ponta Grossa
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 21.286 hectares
Diploma legal de criação: Decreto s/n° de em março de 2006
Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Contatos: Endereço sede: Rua Jaime Pinto Rosas, n°81.

Bairro Jardim Carvalho
Ponta Grossa, Paraná.
CEP: 84.015-600
Telefone: (42) 3229-0140 Facebook: @parnacamposgerais Instagram: parnacamposgerais Email: pn_camposgerais@icmbio.gov.br

Índice

Localização

Localiza-se entre os municípios de Carambeí, Castro e Ponta Grossa no Paraná.

Como chegar

Saindo de Curitiba para Ponta Grossa pela Rodovia do Café (BR-376), são cerca de 120 km. As sedes municipais de Carambeí e Castro são bem próximas de Ponta Grossa, por rodovia de pista dupla. Ponta Grossa conta com um aeroporto com vôos semanais.

Ingressos

Os atrativos são administrados pelos proprietários: há cobrança de ingressos nas Cachoeiras da Mariquinha, do Rio São Jorge, do Capão da Onça e do Buraco do Padre e nas Furnas (Gêmeas e Grande).

Onde ficar

Ponta Grossa, Castro e Carambeí contam com uma boa rede hoteleira (Boas informações com a ADETUR Campos Gerais (@adeturcamposgerais) e o Ponta Grossa Convention & Business Bureau (https://www.pontagrossacvb.com.br/). Também há opções para acampamento na comunidade Passo do Pupo (https://refugiodascurucacas.negocio.site/), na cachoeira da Mariquinha (http://www.pontagrossa.pr.gov.br/cachoeira-da-mariquinha) e na do Rio São Jorge (http://www.pontagrossa.pr.gov.br/cannyon-e-cachoeira-do-rio-sao-jorge)

Objetivos específicos da unidade

O Parque Nacional tem os objetivos de preservar os ambientes naturais existentes na região, com destaque para os remanescentes de Floresta Ombrófila Mista e de Campos Sulinos, realizar pesquisas científicas e desenvolver atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

Histórico

Criado em 2006, no Centro-Leste do Paraná, a UC protege nascentes de rios da região, resguarda campos nativos do Paraná (os Campos Gerais) e remanescentes de floresta de araucárias. Os campos possuem uma fisionomia bastante homogênea e ocorrem associados a afloramentos rochosos típicos da paisagem local. Em seu interior, encontram-se, também, pinturas rupestres. As pinturas atestam a existência de ocupação humana na região que remonta a cerca de 10.000 anos. No entanto, a ocupação definitiva dos Campos Gerais somente ocorreu entre os séculos XVIII e XIX, pois era o principal caminho de transporte de animais de carga entre o sul do país e o estado de São Paulo. Neste percurso, as tropas tinham seus locais de descanso, os chamados pousos, nos quais, aos poucos, estabeleceram-se comerciantes e moradores e que posteriormente se tornaram vilas e, mais tarde, cidades como Ponta Grossa, Castro, Lapa, etc.

Atrações

  1. Furna do Buraco do Padre: localiza-se a cerca de 24 km do centro de Ponta Grossa. Através de uma trilha de, aproximadamente 800 m, chega-se até uma furna arenítica com uma cachoeira de 25 m em seu interior, formada pelo Rio Quebra-Pedra, sendo considerada uma das mais belas paisagens da região. O local tem uma boa estrutura para o visitante, com banheiros, lanchonete, estacionamento. Também existe via de escalada, chamado Setor Macarrão.
  2. Balneário Capão da Onça: é uma área localizada a aproximadamente 10 Km do centro de Ponta Grossa. A paisagem apresenta corredeiras e cachoeiras formadas pelo Rio Verde sobre os afloramentos areníticos. Tem estrutura de estacionamento, banheiros e churrasqueiras.
  3. Cachoeira do Rio São Jorge: localizada a cerca de 14km do centro de Ponta Grossa a área tem estrutura para camping, restaurante, churrasqueiras, banheiros e trilhas. A maior atração surge após uma sucessão de corredeiras e pequenas cachoeiras, e tem aproximadamente 30m de altura, outro belo espetáculo da natureza da região. O local também tem cavernas e pinturas rupestres.
  4. Cachoeira da Mariquinha: localizada a cerca de 32 km do centro de Ponta Grossa, também conta com estrutura de camping, lanchonete, banheiros e estacionamento. É um conjunto de quedas d’água formadas pelo Rio Quebra Perna, além de remanescentes de campos nativos e mata com araucária.
  5. Furnas Gêmeas e Furna Grande: Diferente das dolinas mais conhecidas da região, que possuem água em seu interior, as furnas localizadas no Parque Nacional dos Campos Gerais apresentam floresta com araucária. Tais dolinas estão localizadas à aproximadamente 20 Km do centro da cidade e não possui infra estrutura de apoio à visitação, mas há cobrança de ingresso. As paredes de arenito são muito utilizadas para atividades de escalada e rapel.

Aspectos naturais

A área abrange diferentes ecossistemas, desde a floresta de araucárias, campos nativos, área de transição e banhado. O Parque Nacional dos Campos Gerais abriga ainda formações rochosas em um campo de pradarias verde. A região tem sido objeto de pesquisas em Geologia, Geomorfologia, Agronomia e Biologia, especialmente da Universidade Estadual de Ponta Grossa há vários anos.

Relevo e clima

O Parque Nacional dos Campos Gerais está sobre duas conformações geomorfológicas: as superfícies suavemente onduladas cobertas de campos do segundo planalto e as áreas de declives pronunciados cobertos por florestas do primeiro planalto paranaense, separadas pela chamada Escarpa Devoniana. O clima da região é definido como mesotérmico, ou seja, de subtropical a temperado, sem estação seca definida e com verões amenos.

Fauna e flora

A paisagem é caracterizada pela presença de araucárias e conta com 30% de toda a sua área coberta por campos naturais, um ecossistema bastante ameaçado. Atualmente, restaram apenas 0,2% da cobertura original desse tipo de formação no país. Além dos afloramentos rochosos há também diversos sítios com pinturas rupestres e manifestações indígenas. A flora apresenta plantas endêmicas como a palmeira anã, alguns tipos de cactus e ciperáceas.

Problemas e ameaças

O Parque ainda não tem sua regularização fundiária efetivada.

Fontes

http://www.icmbio.gov.br/portal/parna-dos-campos-gerais

http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/370/

http://www.brasil.gov.br/localizacao/parques-nacionais-e-reservas-ambientais/parque-nacional-dos-campos-gerais-pr

http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=250

http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/expedicao-parques-nacionais/boletins/pn-dos-campos-gerais-pr-9172.asp

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Dnn/Dnn10796.htm

http://www.uepg.br/natural/relatoriofinal.pdf[[Categoria:Parque Nacional dos Campos Gerais