Parque Natural Municipal Chico Mendes

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Situado em área de restinga, na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá, o Parque Natural Municipal Chico Mendes (RJ) foi criado com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção.



Parque Natural Municipal Chico Mendes
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Rio de Janeiro
Município: Rio de Janeiro
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 40,64 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Municipal n° 8.452, de 8 de maio de 1989
Coordenação regional / Vinculação: Fundação RIOZOO e Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Prefeitura do Rio de Janeiro
Contatos: Telefone: 2437-6400

Localização

O Parque Natural Municipal Chico Mendes está localizado na Avenida Jarbas de Carvalho, 679, no Pontal de Sernambetiba - Recreio dos Bandeirantes.

Como chegar

Ingressos

Entrada gratuita.

O Parque Chico Mendes está aberto de terça à domingo de 8 às 17hs. As visitas guiadas são de terça à sexta em dois horários (10h e 14hs).

Visita guiada:

Através de agendamento, o Parque oferece visitas guiadas, cursos, palestras e oficinas de desenho e pintura.

O Parque possui um roteiro básico de visitação que é apresentado a grupos diversos (estudantes ou não) onde conhecimentos sobre fauna e flora são expostos de maneira bastante simples e de fácil compreensão.

Durante a visita guiada, normas de visitação e de conservação do Parque são abordados para que os animais e as plantas sejam observados sem agressões e mostrando que a conservação do ambiente depende unicamente do comportamento do visitante.

Onde ficar

Existem inúmeras opções de hospedagem na cidade do Rio de Janeiro.

Objetivos específicos da unidade

Oferecer espaços verdes e livres para o lazer; preservar, proteger e recuperar o patrimônio paisagístico da área; preservar, proteger e recuperar o ecossistema de restinga existente e o espelho dágua da Lagoinha; desenvolver pesquisas científicas visando a reintrodução e a reprodução da fauna nativa do local; promover atividades de educação ambiental visando integrar os moradores do entorno; desenvolver plano de gestão que envolva a comunidade de entorno e que viabilize implantação de aividades que promovam a auto sustentabilidade.

Histórico

Situado em área de restinga, na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá, o Parque foi criado com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção.

Em 1989 através do Decreto Municipal 8.452 foi criado o Parque Natural Municipal Chico Mendes nome dado em homenagem ao líder seringueiro do Acre que lutou pela preservação da Floresta Amazônica.

À partir de sua criação, o Parque Chico Mendes vem sendo beneficiado pela recuperação de sua flora com o plantio de mudas de árvores nativas da restinga e de Mata Atlântica.

Atrações

O visitante tem acesso a quase cinco quilômetros de trilhas, distribuídos em dez percursos, todos sinalizados e de nível fácil. Uma das trilhas é adaptada para portadores de deficiência física e visual.

No seu aniversário de 24 anos, comemorado em 2013, o Parque inaugurou a Bicho Fama, uma calçada da fama animal. Em uma paródia à famosa calçada de Hollywood, ela faz uma homenagem aos ilustres moradores do local, com as patinhas de bichos como pinguim, capivara, jacaré, coruja, sabiá, fragata, pica-pau, gambá e lagarto, entre outros.

O parque conta com espaços de exposição animal, nos quais os visitantes podem ver de perto jabutis, jiboias, cágados de água doce e jacarés. Estes animais procedentes de cativeiro estão no parque somente para que o visitante possa ver de perto as espécies, de modo a conhece-las melhor.

Aspectos naturais

A Restinga é um ecossistema bastante atraente para a fauna não só porque se caracteriza por uma grande diversidade de espécies vegetais, mas principalmente, porque produz flores e frutos o ano inteiro.

A Restinga é um ambiente característico de Mata Atlântica. A luz solar é um fator sempre presente fazendo com que a temperatura seja sempre elevada. Em resumo, as restingas são ambientes de muita luz, muita areia e pouca água.. Estas características facilitam a presença dos répteis mas dificulta a presença dos mamíferos. Já para as aves o ambiente é bastante propício. Sem falar nos insetos que encontram nas restingas um ambiente adequado para seu desenvolvimento principalmente com relação às borboletas e lavadeiras.

No sentido mais amplo o termo restinga é usado indicando o ecossistema logo após o oceano. Este ecossistema compreende quatro zonas distintas: zona litorânea, a mais próxima do mar onde desenvolve-se a Ipomoea (Feijão-da-Praia) . A zona de mitas, onde desenvolvem-se as Clúsias, Aroeiras, Guriri, etc... A zona da mata, onde encontram-se árvores de médio a grande porte e onde está a maior concentração de bromélias. A zona de brejos (lagoas) onde desenvolvem-se as plantas aquáticas como as Taboas.

A palavra restinga vem do Tupi-Guarani que significa “Areia-branca”. Com todos estes fatores as plantas, principalmente, sofreram adaptações para ser possível viver neste ambiente como é o caso típico dos cactos.

A sobrevivência do Jacaré-de-papo-amarelo vem sendo constantemente ameaçada devido à contínua destruição dos habitats de ocorrência da espécie que são as várzeas dos rios, lagoas, mangues e restingas brejosas. A caça também contribuiu ao longo dos anos para o declínio da espécie.

A planície ou baixada de Jacarepaguá é atualmente um local onde ainda sobrevive o Jacaré. A Lagoinha das Tachas é formada por água doce e é um dos locais onde o jacare-de-papo-amarelo encontra proteção. Esta lagoa tem 120 mil metros quadrados o equivalente a 11 campos de futebol. Neste ambiente ele encontra vegetação paludícola onde pode ser abrigar e nas margens da lagoa construir seu ninho. Este último feito de folhas, gravetos e materiais vegetais disponíveis na beira da lagoa é construído somente pela fêmea.

Os ovos do Jacaré-de-papo-amarelo costumam ser colocados em duas camadas, para favorecer diferenças de temperatura e promover a variação entre machos e fêmeas. O período de incubação é de 70-80 dias ( postura de 17 a 50 ovos) e as fêmeas ajudam os filhotes no nascimento e carrega-os para a água onde ficam pacientemente tomando conta.

Alimenta-se de peixes, aves aquáticas e pequenos mamíferos. Seu alimento principal são certos moluscos gastrópodes disseminadores de algumas moléstias nas populações ribeirinhas.

O Jacaré-de-papo-amarelo tem vida quase que exclusivamente aquática. Sai para caçar principalmente à noite e, durante parte do dia, forma grupos para tomar sol. Ele vive aproximadamente 50 anos e mede em média 1,5 a 2,5 metros.

Relevo e clima

O PNM Chico Mendes está situado em ambiente inter-restinga ou entre barreiras arenosas, em áreas de terrenos aplainados no sudoeste da Baixada de Jacarepaguá formados por depósitos lagunares e marinhos, cuja origem está associada à dinâmica costeira de eventos transgressivos e regressivos dos últimos 7.000 anos. A unidade de conservação apresenta grande homogeneidade altimétrica, com amplitude topográfica e declividades mínimas, o que lhe confere um caráter de área essencialmente plana.

Fauna e flora

O Parque permite a sobrevivência do Jacaré-de-papo-amarelo um dos principais moradores do local.

O parque conta com a forte presença da Clúsia ou Cebola-da-Praia e árvores como a Aroeira e a Pintanga. Estas duas últimas espécies, importante alimento para Sanhaços, Tiês e Saíras.

A Figueira-vermelha espécie de Mata Atlântica, é encontrada no Parque Chico Mendes e serve de alimento para Preguiças, Morcegos e várias aves. A figueira-vernelha é uma árvore frondosa e utiliza raízes adaptadas que se fixam no solo arenoso.

Além do jacaré, o Parque é um local rico em lagartos tais como o Teiú, o Ameiva e o Calango. Estes animais são fáceis de serem observados pois deixam marcas na areia quando estão se deslocando de um lado para outro. Dentre os mamíferos podemos observar além da Preguiça, o Gambá e a Capivara. As restinga de um modo em geral são pobres em mamíferos mas alguns deles deixam marcas no solo (pegadas, rastros e fezes).

O Parque Chico Mendes é rico em avifauna possuindo cerca de 120 espécies já observadas. Galinhas d’água, Frango d’água, Jaçanã ou Cafezinho, Sabiás, Tiê-Sangue, Rolinha-da-Restinga e uma outra infinidade de passarinhos podem ser vistos e/ou ouvidos em uma visita ao Parque.

No Parque Chico Mendes já foram descritas cerca de 100 espécies de borboletas que são consideradas bio-indicadoras de um meio ambiente saudável. A Borboleta-da-praia, por exemplo, pode ser observada atualmente com bastante frequência no Parque Chico Mendes. Ela tem hábito solitário e põe somente um ovo que leva aproximadamente 3 dias para eclodir. As lagartas alimentam-se das folhas da “Jarrinha” e os adultos de néctar das flores e de frutas.

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo/parque-chico-mendes

http://vejario.abril.com.br/cidades/dez-motivos-conhecer-parque-ecologico-chico-mendes/

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1790