Reserva Biológica de Duas Bocas



Reserva Biológica de Duas Bocas
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Espirito Santo
Município: Cariacica
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 2900 hectares
Diploma legal de criação: Lei ordinária nº 4503, de 02/01/1991
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo
Contatos: Endereço: Rodovia BR 262, Km 0 - Estr. Roda D'água - Viana - Cariacica/ES - CEP: 29135-000

E-mail: rebiodb@iema.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-2570

Índice

Localização

A reserva biológica está localizada na comunidade de Duas Bocas, área rural do município de Cariacica, Espírito Santo, Brasil. Está há 27km da capital, Vitória.
Coordenadas geográficas: 20°16'28.69"S / 40°30'25.62"O

Como chegar

Partindo da rodoviária de Vitória até a Reserva Biológica de Duas Bocas:
De carro: (1 hora - exatamente 26,7km), dirija por BR-262 e R. Formate, depois segue até Estr. Roda d'Água;
Transporte público: não disponível, pois a reserva situa-se em local onde não há via de ônibus.
A pé: inviável

Ingressos

Situação da visitação: Aberto com autorização especial para pesquisa e trabalhos de educação ambiental.
Período: 01/01 a 30/10
Dias da semana: Terça a Quinta
Horários: 08:30 a 16:30
Portões de acesso: Duas Bocas
Cariacica

Onde ficar

Atualmente, há três alojamentos na unidade, sendo dois na sede e um na parte sul.

Objetivos específicos da unidade

Tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Histórico

Foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. É de posse e domínio públicos. Sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Atrações

Nesta reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Rios Panela e Naia-Assú.
A REBIO de Duas Bocas desenvolve um projeto de educação ambiental, intitulado ‘’Um Dia na Floresta’’, direcionado ao público escolar, que consta de visitas monitoradas com palestra, museu de zoologia e trilha educativa.

Aspectos naturais

Solo: Predominan os latossolo vermelho amarelo.

Geologia: Predominam os gnaisses kinzigísticos

Hidrologia: Apresenta uma malha hídrica com inúmeros afluentes os quais constituem três rios principais, Panelas, Naia-Assú e Pau Amarelo, que deságuam na Represa de Duas Boca (Barramento artificial com 51 há de lamina d'água ) utilizada para o abastecimento humano.

Relevo e clima

Pertence ao domínio da região de escarpas e maciços modelados em rochas do complexo cristalino, na unidade dos planaltos dos cristalinos rebaixados, definidos geomorfologicamente como região deprimida das dobras de fundo.

Fauna e flora

A reserva dispõe de 140 espécies de plantas, quase todas arbóreas. Dentre estas,destacam-se por sua importância as braúnas, canelas, cedros, ipês, jarandás, copaíba e parajus.

Problemas e ameaças

A Reserva Biológica de Duas Bocas, sempre foi protegida para a produção de água e sucessivo uso humano. Porém, é um desafio saber conciliar sua proteção com a vocação do uso dos recursos naturais apresentada em seu entorno, inclusive com as modificações decorrentes do crescimento econômico da zona peri-urbana de Vitória; e ainda há uma área da reserva bastante antropizada.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1667

http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp?pagina=16702