Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso

Fique por dentro das novidades da Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso no Blog do WikiParques



Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Para
Município: Santarém Novo (PA)
Categoria: Reserva Extrativista
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 2.775,72 hectares
Diploma legal de criação: Decreto de 13 de Dezembro de 2002
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

CR4 – Belém

Contatos:

Gestor: Maximiliano Niedfeld Rodriguez
Endereço: Av. Presidente Tancredo Neves, 250
CEP: 66077830
Bairro: Montese - CAMPUS UFRA - CEPNOR
UF: PA
Cidade: Belém
Site:
Telefone(s): (61) 20289820, (91) 33662376, (91) 32572095
E-mail: maximiliano.rodriguez@icmbio.gov.br

Índice

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

A cobertura vegetal, nas áreas de terra firme, apresenta capoeiras em vários estádios de desenvolvimento. Ao Norte do Município, onde são identificadas as áreas aluviais, ocorre à influência salina do mar, despontando manguezais. Ao longo dos pequenos cursos d'água, nota-se a influência do desmatamento da mata ciliar, principalmente, nas áreas de formação de pastagens. Nas áreas de manguezais, destaca-se a captura do caranguejo, como uma das fontes econômicas da população local, oriunda do extrativismo. A vegetação do município pode ser classificada em Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Aberta e Floresta Ombrófila Densa Aluvial ou esta última como várzea de maré baseada no tipo de rio e intensidade de inundação.

O Rio Maracanã é o principal acidente hidrográfico do Município, separando Santarém Novo do Município de Maracanã. Estende-se de Sul a Norte, por toda a porção Oeste, sendo seu curso bastante sinuoso. Serve de via de acesso para os Municípios vizinhos: Igarapé-Açú, Maracanã e como fonte de recurso pesqueiro, para consumo e venda no município. Recebe da montante para a jusante os igarapés: Pacujá, Tejuapara e o Rio Chocoaré, que limita Santarém Novo com o Município de São João de Pirabas. Ao Norte e Leste recebe inúmeros igarapés pela margem esquerda, como o Pirateua e o Peri-Meri.

Relevo e clima

O relevo predominante é plano a suavemente ondulado, com variação altimétrica insignificante, apresentando na sede aproximadamente, 30m de altitude, acima do nível do mar.

Nas áreas de terra firme, os solos predominantes são classificados como Latossolo, seguidos pelos Argissolos. Nas áreas aluviais, estão presentes os Neossolos, indiscriminados e de manguezais.

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Página do ICMBio

Cadastro no CNUC