Mudanças entre as edições de "Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '{{Parks |Introducao=''[http://www.wikiparques.org/tag/apa-aguas-vertentes/ Fique por dentro das novidades da Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes no '''Blog do W...')
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 00h24min de 1 de novembro de 2016

Fique por dentro das novidades da Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes no Blog do WikiParques



Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Couto de Magalhães de Minas (MG), Diamantina (MG), Felício dos Santos (MG), Rio Vermelho (MG), Santo Antônio do Itambé (MG), Serra Azul de Minas (MG), Serro (MG)
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Cerrado
Área: 76.310 hectares
Diploma legal de criação: Decreto de criação nº 39.399 de 21 de janeiro de 1998
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais
Contatos:

Gestor: Gabriel Carvalho de Ávila
Endereço: Rua do Campo,nº 125 - Distrito Milho Verde
CEP: 39155000
Bairro: Milho Verde
UF: MG
Cidade: Serro
Site: http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas
Telefone: (38) 35414131, (38) 35414101
E-mail: aristonio.correia@meioambiente.mg.gov.br, renan.silva@meioambiente.mg.gov.br

Localização

[[Location::Endereço:Rua do Rosário, 112, Centro – Serro/MG - CEP: 39.155-000

Telefone: (38) 3541-4131

Email: leonardo.costa@meioambiente.mg.gov.br, paulo.brandao@meioambiente.mg.gov.br, apa.vertentes@meioambiente.mg.gov.br]]

Como chegar

Saindo de Belo Horizonte, seguir pela BR 040 sentido norte e depois do município de Paraopeba, pegar a BR 135 até a cidade de Curvelo. A partir de Curvelo, seguir pela BR 259 até o município do Serro.

Distância de Belo Horizonte: 348 km (aproximadamente)

Ingressos

Por tratar-se de uma unidade de conservação da categoria “Uso Sustentável” não há normas e restrições para a visitação pública.

Horário de funcionamento: 8:00 às 18:00 horas

Onde ficar

A unidade não possui infraestrutura própria para receber visitantes.

Objetivos específicos da unidade

Além de garantir a conservação do conjunto paisagístico e da cultura regionais, tem por objetivos específicos: I - proteger os solos, a fauna e a flora, e promover a recuperação das áreas degradadas; II - proteger e recuperar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas; III - promover e estimular programas de educação ambiental; IV - promover atividades econômicas compatíveis com a qualidade ambiental desejável para a região; V - promover, desenvolver e ordenar o ecoturismo regional.

Histórico

A APA Águas Vertentes foi criada a partir do Decreto de criação nº 39.399 de 21 de janeiro de 1998. Com uma área de 76.310 hectares, o perímetro da APA foi definido levando-se em consideração um entorno de cerca de 10 quilômetros do Parque Estadual do Pico do Itambé, distribuídos em sete municípios: Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.

A cada dia, a área vem se estruturando, formando sua identidade e adquirindo a participação das comunidades inseridas na Unidade.

Atrações

Os principais pontos turísticos da área são as comunidades de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras com suas cachoeiras e manifestações culturais que são bem evidenciadas. Na região do Aldoeiro e Cardoso encontra-se um belíssimo afluente do Rio Jequitinhonha, Rio Soberbo, com águas cristalinas e lindas cachoeiras. Na região do Covão encontramos duas cachoeiras e a maravilhosa Chapada do Couto. Na região da Bica d´Água encontramos a imponente Serra da Bicha, por onde descem belos rios com lindas cachoeiras. Em todos esses locais, pessoas simples esperam visitantes que respeitem seus costumes e tradições.

Aspectos naturais

A APA das Águas Vertentes, unidade está localizada no Alto Jequitinhonha, inserida nos biomas de Cerrado e Mata Atlântica, possuindo belezas únicas. A fauna é rica e são encontrados no local importantes espécies como onças, tatus, veado e jacarés.

A região é um vertedouro natural de água para os rios Jequitinhonha e Doce, encontrando-se lá as nascentes de importantes afluentes como os rios Araçuaí, Vermelho (Suaçuí), Guanhães, Capivari, Preto do Itambé e do Peixe, entre outros.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Página no IEF
Página do CNUC