Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu no Blog do WikiParques



Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Para
Município: Belém
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Amazônia
Área: 1.597,2 hectares
Diploma legal de criação: Lei Estadual nº 6.083 de 13/11/1997
Coordenação regional / Vinculação: Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-bio
Contatos:

Gestor:
Endereço: Av. João Paulo II, s/n. Parque Estadual do Utinga
CEP: 66610770
Bairro: Curió-Utinga
UF: PA
Cidade: Belém
Site: http://ideflorbio.pa.gov.br/
Telefone: (91) 31843600
E-mail: juliocvet@yahoo.com.br, wendell.andrade1@gmail.com

Localização

A ilha do Combu, que em tamanho e espaço territorial é a quarta maior ilha do município de belém, encontra-se a 1,5 Km ao sul da cidade, ao norte pelas margens do rio Guamá, ao sul circundada pelo furo São Benedito, à leste pelo Furo da Paciência e à Oeste pela Baía do Guajará

Como chegar

O acesso é feito via fluvial, com barcos saindo de vários pontos da orla de Belém, sendo a Praça Princesa Isabel a saída mais utilizada aos fins de semana, numa travessia que dura aproximadamente 30 minutos.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger e restaurar a diversidade biológica, os recursos genéticos, as espécies ameaçadas de extinção, bem como a promover o desenvolvimento sustentável, através do ordenamento dos recursos naturais e da melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

Histórico

Atrações

A APA é incluída em alguns roteiros turísticos fluviais de curta duração, ofertados por operadoras turísticas da região urbana de Belém e os moradores da região urbana de Belém também costumam frequentar o local nos fins de semana, em embarcações particulares.

O território da APA é propício para a realização de atividades de contemplação da natureza, através de caminhadas e passeios de barco.

A comunidade científica também é visitante assídua da Unidade de Conservação: dezenas de pesquisas científicas são realizadas anualmente na APA. Processo facilitado pela presença da diversidade biológica na ilha e a proximidade de renomadas instituições de pesquisa e ensino, como o Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade federal Rural da Amazônia e a Universidade Federal do Pará.

Aspectos naturais

Apresenta ecossistema típico de várzea de grande beleza cênica, com paisagem florestal exuberante, formada por um mosaico peculiar de espécies florestais, além de seus cursos d’água, como os rios Bijogó, Guamá e Acará, o furo da Paciência e os igarapés do Combu e do Piriquitaquara. Sua população gira em torno de 1.500 (mil e quinhentos) habitantes, que vivem basicamente da pesca e do extrativismo dos recursos da floresta, sobretudo o açai, que pode ser encontrado por toda a ilha.

Relevo e clima

Fauna e flora

Possui rica avifauna – destacando o papagaio do Mangue ou “Curica” como pássaro mais comum na ilha. Pode-se encontrar também botos, cobras, bichos preguiça, além de diversas espécies de macacos de pequeno porte.

Problemas e ameaças

Fontes

Página do Ideflor-bio