Área de Relevante Interesse Ecológico Dom Bosco

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Localizada em Brasília - Distrito Federal, entre o lago Paranoá e área urbana da cidade, a ARIE Dom Bosco é uma área verde que apresenta grande vocação turística e recreativa da região, embasada na beleza cênica predominante do cerrado, com a vegetação natural do cerrado bem conservada. Tendo a contribuição ecológica para a água do lago paranoá, como também, para a qualidade de vida da população.

A ARIE do Setor Habitacional Dom Bosco também é tutelada nos termos do artigo 2º do Decreto Federal nº 89.336/84,apresentando abundante concentração faunística. Assentada sob a forma de mata galeria, está em condições ideais para se tornar ambiente de reprodução animal. É importante berçário no contexto da Bacia do Lago Paranoá, merecendo, assim, tutela diferenciada. A flora dessa pequena ARIE, de aproximadamente 55 ha, é excepcionalmente bela, de aí que excursões turísticas pelo Lago Paranoá usualmente a incluam em seus roteiros.14 Vale ressaltar que, tal qual a ARIE do Paranoá Sul, apresenta encostas íngremes que exigem maior disciplina, realizada no Decreto Distrital nº 21.224/00: Esta ARIE foi criada através do decreto N° 21.224, de 26 de maio de 2000, considerando a necessidade de conservação de encostas muito íngremes situadas próximo à barragem do Lago Paranoá. Sua área é de 55,18 ha. Essa UC possui trechos de vegetação de cerrado em bom estado de conservação.



Área de Relevante Interesse Ecológico Dom Bosco
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Distrito Federal
Município:
Categoria: Área de Relevante Interesse Ecológico
Bioma: Cerrado
Área: 73 ha aproximadamente
Diploma legal de criação: Decreto 21.224/2000
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos:

Localização

RA XVI - Lago Sul, Brasília

Como chegar

St. Hermida Dom Bosco - Lago Sul, Brasília - DF, 70297-400

Ingressos

Gratuito

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Mediante as intensas ocupações que ocorrem às margens do Lago Paranoá por residências, clubes e empreendimentos comerciais, esta unidade de conservação é um dos últimos e maiores refúgios naturais para a fauna silvestre lacustre, que está próximo ao lago, e migratória, integrante a Zona de Vida Silvestre da APA do Lago Paranoá.

Histórico

Atrações

Área que contribui para a relevância turística e recreativa da região, oferece a seus visitantes paisagens exuberantes, além de trilhas dentro do cerrado nativo. Outro grande atrativo da unidade é a Ermida Dom Bosco, tradicional monumento e ponto turístico de Brasília, que fica localizado exatamente sob o paralelo 15 S, o Mosteiro São Bento e o Centro de Convenções Israel Pinheiro, o que reforça a grande vocação turística e recreativa da unidade.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Encostas muito íngremes situadas próximo à barragem do Lago Paranoá.

Fauna e flora

Aves encontradas na região : Alma-de-gato, Baiano, Bem-te-vi, Besourinho-de-bico-vermelho, Choca-de-asa-vermelha, Quiriquiri, Sebinho-de-olho-de-ouro.

Flora encontradas na região: Mata de Galeria e possui trechos de vegetação de Cerrado em bom estado de conservação.

Problemas e ameaças

Fontes

http://observatorio.wwf.org.br/mapa/

DISTRITO FEDERAL, Decreto nº 21.224, de 26 de maio de 2000.

Ferrer, G. G., Del Negro, G., Unidades de Conservação Ambiental da Bacia do Lago Paranoá. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília. v.10. p. 365-399. 2012.