APA Rio Cênico Rotas Monçoeiras

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

A Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Cênico Rotas Monçoeiras está localizada ao norte do estado de Mato Grosso do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, abrangendo uma área de pouco mais 15.440 hectares, englobando parte do rio Coxim e seu entorno, integrando os municípios de Camapuã, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.

Essa Unidade de Conservação, além de preservar expressiva diversidade de paisagens e formas de vida aquáticas e terrestres, resguarda - impressos em paredões de rocha em suas margens e leito - importantes registros arqueológicos e de períodos da História do Brasil entre os séculos XVII e XVIII.

Hoje as principais ameaças são: o uso inadequado do solo e de pesticidas agrícolas, invasão de espécies exóticas, a pressão do setor elétrico por meio da instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas, a caça e a pesca predatória e a degradação de hábitats.



APA Rio Cênico Rotas Monçoeiras
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Mato Grosso do Sul
Município:
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Cerrado
Área:
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: Gerência de Unidades de Conservação / Imasul: (67) 3318 5637

Escritório Local Coxim / Imasul: (67) 3291 1998

Localização

A região da UC encontra-se inserida na Bacia do Alto Paraguai e na Unidade de Planejamento e Gerenciamento (UPG) Taquari. Seu principal curso d’água é o rio Coxim e seus principais afluentes na região da UC são o ribeirão da Mandioca, ribeirão Camapuã, ribeirão Santo Antônio, córrego Bonito, córrego Areado, córrego São Domingos, rio Novo e rio Bonito

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Historicamente, o Brasil sempre distinguiu seu sistema de áreas protegidas basicamente em dois grupos, com características específicas quanto ao nível de proteção dos recursos naturais, sendo as unidades de proteção integral, onde haverá proteção total dos atributos naturais, como a categoria Parque, e aquelas unidades do grupo de manejo sustentável havendo proteção parcial dos atributos naturais, admitindo o uso direto, em regime de manejo sustentado, sujeito as diretrizes de planos de manejo. Os Rios Cênicos como categoria de manejo foram propostos inicialmente nos primeiros documentos formais de um Plano para o Sistema Nacional de Unidades de Conservação/IBDF etapa I - 1979 e etapa II -1982. Retomando esta base conceitual a categoria Rio Cênico foi proposta no projeto de Lei do SEUC (Sistema Estadual de Unidades de Conservação) no ano de 2000, fundamentada pela Lei Estadual no 2.223 de abril de 2011 prevalecendo o seguinte conceito “Unidades de Conservação na forma de faixas lineares em áreas de propriedade privada, ou domínio público, compreendendo a totalidade ou parte de um rio com alto valor panorâmico, cultural ou recreativo, incluindo como limites os leitos e todas as terras adjacentes essenciais para a integridade paisagística do rio assim designado”. Assim, foi criada a primeira unidade desta categoria, a qual serviu de exemplo para que quatro estados brasileiros fundamentassem conceitualmente seus Sistemas de UCs com esta modalidade, isto é, Acre, Tocantins, Amazonas, e Mato Grosso. Esse contexto é aplicável à realidade do rio Coxim, que por seus atributos bióticos, físicos, históricos e culturais, corroboram com os objetivos da criação do Rio Cênico Rotas Monçoeiras no ano de 2000. Essa Unidade de Conservação, além de preservar expressiva diversidade de paisagens e formas de vida aquáticas e terrestres, resguarda impresso em paredões de rocha em suas margens e leito, importantes registros arqueológicos e de períodos da História do Brasil entre os séculos XVII e XVIII.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

A variação da fitofisionomia do Cerrado na sub-bacia do rio Coxim é influenciada por fatores hídricos, edáficos e de relevo, apresentando em algumas áreas encraves de Floresta Estacional Semidecidual, ocorrendo contato entre o Cerrado e a Floresta Estacional Semidecidual, interpenetrando-se com formação de mosaicos, sem se misturar. Na região da UC Rio Cênico Rotas Monçoeiras são comuns fragmentos de Cerradão, Veredas, Campos e outras tantas fitofisionomias típicas do bioma Cerrado, representadas por poucos remanescentes entremeados, principalmente por pastagens. A estrutura e a forma de distribuição de Matas Ciliares e de galeria funcionam como importantes corredores de biodiversidade. Essas fitofisionomias certamente são importantes na alimentação, abrigo e reprodução da fauna local e das áreas adjacentes.

Avifauna: papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops), tiriba-fogo (Pyrrhura devillei), o chorozinho-de-bico-comprido (Herpsilochmus longirostris), soldadinho (Antilophia galeata), gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus), bico-de- pimenta (Saltatricula atricollis),

pula-pula-de-sobrancelha (Basileuterus leucophrys), arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), harpia (Harpia harpyja), saracura-três-potes (Aramides cajanea), talha-mar (Rynchops niger), arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), arara-vermelha (Ara chloropterus), peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus), araçari-castanho (Pteroglossus castanotis), pica-pau-anão-fusco (Picumnus fuscus), arapaçu-beija-flor (Campylorhamphus trochilirostris)entre outras. 

Mastofauna: lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), onça-pintada (Panthera onca), ariranha (Pteronura brasiliensis), onça parda (Puma concolor), veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus), anta (Tapirus terrestris), ariranha (Pteronura brasiliensis).

Problemas e ameaças

Hoje as principais ameaças são: o uso inadequado do solo e de pesticidas agrícolas, invasão de espécies exóticas, a pressão do setor elétrico por meio da instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas, a caça e a pesca predatória e a degradação de hábitats.

Fontes

Além das explorações das bandeiras paulistas, no século 16, e das monções, no século 17, em 1826 o rio Coxim recebeu uma expedição científica chefiada pelo conde russo no Brasil Grigori Langsdorff.

A Expedição Langsdorff percorreu mais de 16 mil quilômetros Brasil adentro por vários rios, com o objetivo de registrar aspectos da fauna, flora, etnografia e geografia brasileiras.

Na ocasião, os naturalistas franceses Hercules Florence e Adrien Taunay registraram um rico acervo de anotações manuscritas, diários, paisagens, iconografia e mapas que contribuíram significativamente para diversas áreas acadêmicas. Em seu inventário, contabilizaram mais de 100 mil espécies de vegetais, quase 15% de toda a flora brasileira.

Dessa forma, o rio Coxim, o Rio Cênico Rotas Monçoeiras, por seus inúmeros argumentos históricos e por suas características geográficas torna- se um dos mais importantes rios cênicos e temáticos do Brasil, de grande potencial ecoturístico, neste momento em que se canalizam esforços para a implantação de projetos de desenvolvimento sustentável para a região.