APA de Campinas

De WikiParques
(Redirecionado de Apa de campinas)
Ir para navegação Ir para pesquisar




APA de Campinas
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Sao Paulo
Município: Campinas
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Mata Atlântica
Área: 22.300 hectares
Diploma legal de criação: Lei Municipal nº 10.850/01.
Coordenação regional / Vinculação: Prefeitura Municipal de Campinas
Contatos: Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Av. Anchieta, nº200, 19º andar – Centro - Campinas Telefone: 2116-0659 E-mail: congeapa@campinas.sp.gov.br

Localização

Essa unidade está localizada no estado de São Paulo, no município de Campinas, incluindo os Distritos de Sousas e Joaquim Egídio, e os bairros Núcleo Carlos Gomes, Chácaras Gargantilha e Jd. Monte Belo.

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

A APA tem como objetivos:

I. A conservação do patrimônio natural, cultural e arquitetônico da região, visando a melhoria da qualidade de vida da população e a proteção dos ecossistemas regionais;

II. A proteção dos mananciais hídricos utilizados ou com possibilidade de utilização para abastecimento público, notadamente as bacias de contribuição dos Rios Atibaia e Jaguari;

III. O controle das pressões urbanizadoras e das atividades agrícolas e industriais, compatibilizando as atividades econômicas e sociais com a conservação dos recursos naturais, com base no desenvolvimento sustentável.

Histórico

A APA de Campinas foi criada por meio da Lei Municipal nº 10.850/01. A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é o órgão gestor responsável pela administração e coordenação das medidas necessárias para sua implementação, proteção e controle. O serviço de elaboração do Plano de Manejo está em vias de contratação por meio de processo licitatório. A APA possui um Conselho de caráter consultivo e deliberativo, o Conselho Gestor da APA (Congeapa), que realiza reuniões mensais para debater e se manifestar sobre assuntos relativos à APA, contando com o apoio da SVDS.

Atrações

Aspectos naturais

A APA abriga inúmeros fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual e de Floresta Paludosa, e relictos de Vegetação Rupestre nos lajedos rochosos, além de Campos de Várzea nas planícies de inundação e fundos de vale.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/conservacao-da-natureza.php

Projeto Básico do Plano de Manejo [1]