Monumento Natural Salto São João

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar




Monumento Natural Salto São João
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Parana
Município: Prudentópolis
Categoria: Monumento Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área: 33,88 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual n° 9.108, de 23 de dezembro de 2010.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Ambiental do Paraná (IAP)
Contatos:

Localização

O Monumento Natural Salto São João está localizado no município de Prudentópolis, na região central do estado do Paraná, no sul do Brasil. O município está a uma distância aproximada de 200 quilômetros a partir da capital paranaense, Curitiba.

Como chegar

A distância entre Curitiba e Prudentópolis é de 204 km partindo pela BR-277. Siga até Ponta Grossa e entre na BR-373. Seguindo pela estrada até você verá o Portal da entrada da cidade de Prudentópolis a esquerda, passará por uma passarela e deverá entrar a direita na chamada "Rota das Cachoeiras". A partir deste ponto, são cerca de 19 quilômetros, sendo 12 em estrada de terra.

Ingressos

Onde ficar

Há opções de hospedagem no município de Prudentópolis.

Objetivos específicos da unidade

O Monumento Natural Salto São João tem por objetivo geral preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, e como objetivo específico a proteção integral do remanescente de Floresta Ombrófila Mista ou Florestas com Araucária, a flora e a fauna, os recursos hídricos, em especial a cachoeira e os paredões e demais recursos ambientais protegidos e seu entorno.

Histórico

A unidade de conservação foi criada em dezembro de 2010 para proteger um dos principais atrativos naturais do município paranaense de Prudentópolis.

O Monumento Natural (MoNa) está inserido dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra da Esperança.

Atrações

A principal atração do Monumento Natural é o próprio Salto São João, que dá nome à unidade. O salto possui 84 metros de altura e está situado no Rio São João. O local é um dos mais procurados para visitação devido à facilidade de acesso e à beleza do seu conjunto paisagístico. A cachoeira possui grande volume de águas e no curso do rio, em trechos relativamente próximos, é possível tomar banho onde há pouca profundidade. A queda está localizada na fenda formada entre duas montanhas na escarpa da Esperança.

Aspectos naturais

O MoNa está em área de ocorrência de Mata Atlântica, com presença de Floresta Ombrófila Mista e Floresta de Araucárias.

Relevo e clima

Fauna e flora

Na vegetação, destacam-se as araucárias (Araucaria angustifolia) que ocorrem na Floresta Ombrófila Mista, um dos ecossistemas do bioma Mata Atlântica.

Problemas e ameaças

Fontes

Decreto de criação do MoNa Salto São João

https://conservacaobrasil.wordpress.com/2012/10/04/monumento-natural-salto-de-sao-joao/