Parque Estadual Mata da Pipa

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual Mata da Pipa
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Rio Grande do Norte
Município: Tibau do Sul
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 290,88
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 19.341 de 12 de Setembro de 2006
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - NUC/IDEMA. Telefones: (084) 3232-1992 e 3232-1981. E-mail: parquematadapipa@gmail.com / nucidema@gmail.com

Localização

O Parque Estadual Mata da Pipa está localizado no Município de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte, a 72 km da capital Natal.

Como chegar

Partindo de Natal, segue pela BR 101 até o Município de Goianinha; segue pela RN 003 até Tibau do Sul.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Possibilitar a realização de pesquisas científicas; promover atividades de educação e interpretação ambiental com vistas à formação de uma consciência ecológica na população local e nos visitantes do Parque; ofertar à comunidade alternativas de espaço para recreação ecologicamente orientada, com vistas ao incremento de sua qualidade de vida e bem estar; incentivar o turismo ecológico, propiciando aos visitantes o desfrute racional de uma das facetas das belezas naturais do Rio Grande do Norte; e compatibilizar o uso do solo do entorno imediato, visando minimizar o impacto das atividades que garantem o desenvolvimento socioeconômico do município sobre o patrimônio ambiental, alvo da proteção estabelecida por este Decreto.

Histórico

Ocupando uma área de 290,88 hectares no município de Tibau do Sul (mapa), famoso mundialmente pelas belezas da Praia de Pipa - cartão postal potiguar, o Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), Unidade de Conservação de Proteção Integral, foi criado através do Decreto Estadual nº 19.341 de 12 de Setembro de 2006, a partir da transformação de uma parcela territorial da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra. O PEMP tem como principal objetivo a preservação da Mata Atlântica remanescente na área, dotada de grande relevância ecológica, além de possibilitar a realização de pesquisas científicas, incentivar atividades de educação e interpretação ambiental e turismo ecológico, oferecendo à comunidade alternativas de espaço para recreação.

O Município de Tibau do Sul abrange três Unidades de Conservação, sendo elas a Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra e o Parque Estadual Mata da Pipa – PEMP, de esfera estadual, e a Reserva Faunística Costeira de Tibau do Sul – REFAUTS, de esfera municipal. Além disso, Tibau do Sul também conta com um posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, representado pelo Santuário Ecológico de Pipa.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.idema.rn.gov.br/

http://www.tibaudosul.com.br/