Parque Ibirapuera Conservação

Parque Ibirapuera Conservação ou PIC é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que transforma lugares —e pessoas— através de atividades de sensibilização, conservação e melhorias no Ibirapuera e outras áreas verdes urbanas. Somos dedicados a proteger as áreas do parque, tornando-as relevantes e acessíveis e tendo como princípio o senso de compromisso na melhoria da qualidade dos espaços públicos e abertos para proveito de todos.

O PIC foi eleito pela sociedade civil e tem cadeira no Conselho Gestor do Parque Ibirapuera desde 2015 e no Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Paulo desde 2018. Inúmeros diretores, voluntários e amigos do PIC já ocuparam distintas cadeiras de representante dos usuários e entidades no Conselho Gestor do Parque Ibirapuera, praticamente em todas as composições do conselho desde sua formulação há 15 anos atrás.

O PIC é independente, seu trabalho é fruto de desdobramentos de esforços comunitários no aprimoramento da governança no parque e de um trabalho pelo estabelecimento de um Plano Diretor e de um Plano de Investimentos em Melhorias (Capital Improvement Plan), coeso e com aval público para facilitar a participação das pessoas que buscam qualidade nas áreas verde, públicas e abertas. O PIC segue prioridades e disponibilidades internas, ou seja, o interesse de investimento dos amigos do parque dentre de uma análise e diretriz própria. A partir daí, o PIC inicia a mobilização, elaboração e trâmite de ações e propostas de melhorias nos órgãos competentes para transformar com legitimidade e responsabilidade os espaços e as pessoas, engajando-as no cuidado das áreas verdes e públicas. Tudo feito por quem ama, frequenta e acredita no poder transformador da sociedade civil organizada.

Desde sua fundação pelo filantropo e empreendedor social Thobias Furtado, o PIC conquistou inúmeros outros amigos do parque, apoio de empresas e institutos, que possibilitam à organização investir centenas de milhares de reais em atividades e projetos e se consolidando como um modelo de organização de suporte e cuidado de parques e áreas urbanas no Brasil. O PIC não recebe qualquer repasse municipal e todos frequentadores são bem vindos a fortalecer o modelo como amigos do parque.



Parque Ibirapuera Conservação
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Sao Paulo
Município: São Paulo (SP)
Categoria: Outros
Bioma: Mata Atlântica
Área: Parque Ibirapuera e outras áreas verdes urbanas
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação: Independete
Contatos: Thobias Furtado, CEO

Índice

Localização

Endereço: Av. República do Líbano, 331 - Parque Ibirapuera - Zona Sul – São Paulo.

Como chegar

Fica ao lado do Parque Ibirapuera

Ingressos

Onde ficar

-

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes