Parque Municipal de Tabuazeiro

Encravado nos contrafortes do Maciço Central de Vitória, o Parque Municipal de Tabuazeiro foi implantado em uma área remanescente de um sítio agrícola. No local, são encontradas inúmeras árvores frutíferas, como jaqueiras, jambeiros, abacateiros, mangueiras e a árvore mais significativa, o secular cajá-mirim, conhecido também como tabuazeiro, que originou o nome do parque.


Carregando mapa...
Parque Municipal de Tabuazeiro
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Espirito Santo
Município: Vitória
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 4,67
Diploma legal de criação: Decreto nº 12515, de 11/11/2005
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Vitória - ES
Contatos: Endereço: Rua Vitório Nunes da Motta, 220, Sala 610 - Enseada do Suá - Vitória/ES - CEP: 29.050-915

E-mail: pnmtabuazeiro@correio1.vitoria.es.gov.br
Telefone: (27) 3132-7291 e (27) 3382-6555

Índice

Localização

Como chegar

Chega-se ao parque pela rua Santos Dumont, no bairro Tabuazeiro. O parque fica na esquina com a rua Jácomo Forza.

Ingressos

Período: 01/01 a 31/12
Dias da semana: Terça a Domingo
Horários: 08:00 a 22:00

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

O Parque Natural Municipal de Tabuazeiro tem por objetivos: a) proteger os mananciais; b) resguardar os atributos excepcionais da natureza, na região; c) proteger integralmente a flora, a fauna e demais recursos naturais, com utilização para objetivos educacionais, científicos, recreativos, culturais e turísticos; d) assegurar condições de bem-estar público; e) abrigar viveiros de plantas medicinais, ornamentais e frutíferas, para atender às necessidades da comunidade local; f) outros usos compatíveis com sua função.

Histórico

Inaugurado em setembro de 1996, encravado nos contrafortes do Maciço Central de Vitória, o Parque Municipal de Tabuazeiro foi implantado em uma área remanescente de um sítio agrícola. Seu nome é uma referência ao secular cajá-mirim, conhecido também como tabuazeiro.

Atrações

Trilhas íngremes levam a pontos privilegiados para a observação da região. Além disso, o parque conta com viveiro e horta de plantas medicinais e faz distribuição de mudas para a comunidade e instituições interessadas. Para completar a diversão, há campo de futebol society, quadra poliesportiva e playground.

Aspectos naturais

Solo

Solos predominantemente cambissólicos e litólicos, entremeado por afloramentos rochosos.

Geologia

Inserido geologicamente dentro do complexo intrusivo responsável pela formação do Maciço costeiro, denominado Maciço Central de Vitória, de idade Pré-Cambriano, fazendo parte do Complexo Paraíba do Sul.

Hidrologia

A rede hidrográfica é limitada a cursos d'água de pequena extensão, constituídos basicamente por fontes e nascentes.Está inserida na Bacia hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória.

Relevo e clima

Relevo

Relevo acidentado na maior parte da área do parque, sendo o parque parte da face sudeste das encostas florestadas do Maciço Central da Ilha de Vitória.

Clima

Tropical quente e chuvoso, sem uma estação fria definida.

Fauna e flora

Fauna

Répteis, mamíferos e aves desfilam pelo território.

Flora

A vegetação é constituída principalmente por remanescentes da Mata Atlântica em estágio médio de regeneração. Dentre as principais espécies encontradas pode-se citar: Gochnatia polymorpha, Piptadenia gonoachanta, Xylopia sericea, Trema micrantha, Zeyheria tuberculosa, Astronium gracile, Gallesia integrifolia, dentre outros, sendo predominante a ocorrência de espécies pioneiras.

No local, são encontradas inúmeras árvores frutíferas, como jaqueiras, jambeiros, abacateiros, mangueiras e a árvore mais significativa, o secular cajá-mirim, conhecido também como tabuazeiro, que originou o nome do parque

Nesse ambiente que remete à tranquilidade do interior, espécies remanescentes de Mata Atlântica reforçam as belezas da paisagem verdejante. Duas nascentes formam um lago e o córrego que corta a área baixa do parque.

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/parques