Parque Nacional do Monte Pascoal

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Nacional do Monte Pascoal no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Nacional do Monte Pascoal
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Bahia
Município: Porto Seguro
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 22.500 hectares
Diploma legal de criação: Criado em 29 de Novembro de 1961, Decreto n° 242.
Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Contatos: Tel: (73) 3288-1633

Endereço sede: Rua do Mamoeiro, 25, Taperapuã , Porto Seguro – Bahia. CEP: 45810-000
Email: pmontepascoal@yahoo.com.br, parquemontepascoal@icmbio.gov.br.

Localização

O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal localiza-se no extremo Sul da Bahia, no município de Porto Seguro próximo do limite com o município de Prado.

Como chegar

É possível chegar ao Parna a partir de Porto Seguro pela BA-367, no km 62 até Eunápolis. De lá, o visitante segue pela BR-101 no sentido Vitória até o km 794 onde há uma placa indicando a entrada do parque. São mais 14 km de asfalto pela BR-498 até a entrada do parque.

De ônibus, existem várias linhas que partem de Porto Seguro para Itamaraju e, de lá, existe uma linha de ônibus que opera de sexta-feira a segunda-feira e deixa na portaria do parque.

A entrada principal do parque situa-se na BR-498 no km 0 e passa pela Aldeia Pataxó Pé do Montel, onde localiza-se a portaria principal do parque. No local, há guias indígenas capacitados e venda de artesanato local.

Ingressos

O Parque Nacional do Monte Pascoal é aberto à visitação todos os dias da semana, das 7h às 18h. O valor do ingresso individual é R$ 5,00 por pessoa.

Menores de 6 anos de idade e maiores a partir de 60 anos são isentos de taxas.

Para fazer o passeio nas trilhas, os valores são R$ 40,00 por grupo (de até 8 pessoas) com um guia. Para agendar visitas: (73) 9814-1696 / 9955-1961.

Onde ficar

A cidade mais próxima do parque é Itamaraju, a 30 km do parque e possui hotel e restaurante. Outra opção é Caraíva que fica a 20 minutos de barco.

Objetivos específicos da unidade

O Parque Nacional do Monte Pascoal tem como objetivo proteger os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, em especial, a área de avistamento da descoberta do Brasil possibilitando a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

Como objetivo específico da UC, a criação do Parna pretende conservar os últimos remanescentes da Mata Atlântica do Nordeste e proteger o marco do descobrimento. Outro grande objetivo é conservar uma amostra representativa dos ecossistemas de transição entre o litoral e a floresta pluvial dos tabuleiros terciários, assim como conservar os recursos genéticos, fomentar atividades de educação e investigação e proteger o Monte Pascoal, marco histórico do Brasil.

Histórico

O Monte Pascoal, no Sul da Bahia, foi a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos navegadores portugueses no século 16. Nas primeiras décadas da colonização portuguesa, os povos indígenas se faziam ali presentes. A região foi ocupada primeiramente pelos tupinambás e no século 16 pelos pataxós, que hoje são um pouco mais de 2 mil e que sobrevivem da venda de artesanato, da caça e da pesca.

Em 1943, a área passou a ser protegida com o nome de Monumento Monte Pascoal e, em 1961, foi transformada em parque nacional.

A área do parque é compartilhada com a reserva indígena, território dos Pataxós com 8.600 hectares. A região é coberta por Mata Atlântica e do topo do monte, tem-se a visão do mar de um lado e da Serra do Itamaraju do outro.

Atrações

Os diversos atrativos ecoturísticos existentes no parque proporcionam a realização de diversas atividades recreativas como caminhadas em trilhas e praias, banho de mar e rio, contemplação da natureza, observação de fauna e flora, canoagem, passeio de barco no rio, participação de manifestações culturais indígenas.

A visitação aos atrativos do parque é permitida apenas com a presença dos guias indígenas. A unidade tem como principal atração a trilha para o Monte Pascoal e o centro de visitantes que conta parte da história do descobrimento do Brasil.

O Parna é mais visitado nos meses de dezembro a março e os de junho e junho.

Além da trilha para o Monte Pascoal, é possível percorrer as trilhas de Jendiba e da Arruda, assim como do Jequitibá e do Lugar Sagrado. Índios Pataxós o habitam e coordenam as suas visitas. O Ecoturismo é uma prática disseminada, com trilhas de até 1,5km de extensão.

Um roteiro que liga o pé do Monte à praia do parque está sendo estruturado e hoje este trajeto apenas pode ser feito pela Terra Indígena Barra Velha.

Aspectos naturais

A UC abriga a Mata Atlântica, restinga, alagados e mangues e uma vasta vegetação nacional como pau-brasil, maçaranduba e jatobás. Além de inúmeras espécies animais como preguiças, suçuarana e gavião-de-penacho.

O parque apresenta uma área natural de paisagens diversas e belezas cênicas, como a praia da Aldeia de Barra Velha de águas cristalinas e praias pluviais dos rios Caraíva e Corumbau.

A UC contém um número significativo de espécies que constam da lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção, além de possuir níveis relevantes de endemismo.

Relevo e clima

O relevo é caracterizado pelos depósitos de praias com bancos de recifes, extensas planícies costeiras, tabuleiros da formação barreiras, colinas e pequenas serras de rochas cristalinas.

O clima da região do parque é úmido e super úmido, tropical e subtropical, apresentando uma temperatura média de 21°C com máximas de 38°C. A umidade relativa do ar fica em média de 80% durante todo ano.

Fauna e flora

A área abriga um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica, tendo como vegetação predominante a Floresta Tropical Pluvial, algumas espécies de ocorrência são visgueiro, farinha-seca e anda-açu (de grande porte).

O parque inclui floresta ombrófila densa, regiões alagadiças, restinga, mangue e praia. Os rios Corumbaú, Caraíva, dos Frades, Buranhém, Jucuruçú e João de Tiba banham a região.

Nos trechos mais úmidos da mata, onde ocorre o palmito, há diversas espécies de liquens, musgos, aráceas e orquidáceas. Nas partes mais secas da mata, ocorre a piaçaba, utilizada para a extração de fibras. A capoeira, neste caso compreendida como vegetação secundária, desenvolve-se no lugar da Floresta Ombrófila Densa.

O Parque tem uma fauna diversificada. Entre os mamíferos destacam-se o veado-campeiro e a ariranha, ambos ameaçados de extinção, além do ouriço preto, preguiça de coleira e o guariba. Com relação aos carnívoros pode-se citar a suçuarana e a tradicional onça. Existem ainda 176 espécies de aves catalogadas, as aves ameaçadas de extinção são urubu-rei, macuco e mutum. A fauna é exuberante e rica nos diversos ambientes, os animais possuem uma relação direta com a vegetação existente auxiliando na disseminação, como o caxinguelê.

Problemas e ameaças

A área do parque foi demarcada onde tradicionalmente era território pataxó, que desde 1861 ocupava a região. Surgiu um impasse entre as lideranças indígenas e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e os interesses conservacionistas.

As atividades ilegais na UC são difíceis de monitorar, assim como a aplicação dos instrumentos legais é baixa na região. O valor de mercado de recursos da unidade é alto.

A extração de madeira tende a aumentar ligeiramente de forma generalizada na UC e provocam um alto impacto a longo prazo nos próximos 20 anos.

Fontes

http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/372/

http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/194-parque-nacional-do-monte-pascoal

http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/194-parque-nacional-do-monte-pascoal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_e_Hist%C3%B3rico_do_Monte_Pascoal

http://www.bahia-turismo.com/porto-seguro/monte-pascoal.htm

http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/bahia/parque-nacional/monte-pascoal/

http://www.brasil.gov.br/localizacao/parques-nacionais-e-reservas-ambientais/parque-nacional-do-monte-pascoal-2013-ba

http://www.ibama.gov.br/revista/monte/texto_monte.htm