Parque Natural Municipal Estoril Virgílio Simionato

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Natural Municipal Estoril Virgílio Simionato
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Sao Paulo
Município: São Bernardo do Campo
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 30 hectares
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: (11) 4354-9087 e (11) 4101-7542

parqueestoril@log1.com.br

Localização

Rua Portugal 1100, 09832-400 São Bernardo do Campo

Como chegar

Siga pela Rodovia Anchieta até o KM 29, faça o contorno na entrada do Riacho Grande e siga na direção da Rodovia Índio Tibiriçá

Ingressos

O parque oferece uma carteirinha própria que garante a entrada gratuita do munícipe de São Bernardo do Campo. Ela pode ser adquirida na Administração do Parque somente com a apresentação dos documentos solicitados.

Onde ficar

Os visitantes podem ficar hospedados nos bairros do entorno, no subdistrito do Riacho Grande

Objetivos específicos da unidade

Preservação de fauna e flora da Mata Atlântica, preservação do manancial, educação ambiental, ecoturismo, valorização do conhecimneto ecológico local.

Histórico

Em 1952, a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através do prefeito Lauro Gomes, verificou que não existiam praças, parques ou jardins na cidade, a não ser a Praça da Matriz. A Light Company, empresa de eletricidade, possuía um terreno de 60 mil m² situado na região do Estoril e ideal para a instalação do futuro Parque. Em 1953 fez- se um acordo amigável entre a empresa e a Prefeitura para a construção do mesmo. Em 1954, tiveram início a limpeza dos bosques, construção do acesso ao terreno, os primeiros quiosques, os sanitários e um poço para seu abastecimento. Assim que foram finalizadas as obras o parque foi inaugurado.

Nas administrações seguintes, o parque ganhou diversos melhoramentos. Foi construída a Capela de "São Bartolomeo", novos sanitários e vestiários, nova sede da administração, quiosques, ruas internas, instalação de brinquedos e teleférico, mais a incorporação de 315 mil m² em sua área original.

Atrações

Parque Estoril possui espaço para pique-niques, trilhas, teleférico, zoológico.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

O Parque agrega a biodiversidade da Mata Atlântica, em trecho de Serra do Mar, ao manancial da Represa Billings, sendo um importante refúgio da avifauna brasileira.

Além disso, sedia o Zoológico de São Bernardo do Campo ou Zoológico do Parque Municipal Estoril "Virgílio Simionato" foi inaugurado em 05/10/1985, tem como objetivos o estudo, a reprodução e a recuperação de animais selvagens. Atualmente, o zoológico mantém 250 animais de 70 espécies diferentes, sendo várias ameaçadas de extinção, como jaguatirica, o cachorro-vinagre, a arara azul e o tamanduá-mirim, que pode ser encontrado em áreas florestais, cerrados e campos da América do Sul.

Problemas e ameaças

Atualmente o Governo do Estado de SP está captando água da Billings, na qual está compreendida a Unidade de Conservação Parque Natural Virgilio Simonato. O problema é que a vazão da Billings não tem condições de suprir as demandas da cidade de São Paulo e o Estoril está ameaçado por conta disso, já que tem perdido gradativamente litros e litros de água.

20 1.jpg 20 3.jpg

Fontes

https://www.facebook.com/parqueestoril/info

http://www.parqueestoril.com.br/