Parque Natural Municipal Itaim

Fique por dentro das novidades do Parque Natural Municipal Itaim no Blog do WikiParques



Parque Natural Municipal Itaim
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Sao Paulo
Município: São Paulo (SP)
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 470 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Nº 53.227, de 20 de junho de 2012
Coordenação regional / Vinculação: Prefeitura de São Paulo

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Contatos:

Índice

Localização

O Parque Natural Municipal Itaim está localizado no extremo sul do município de São Paulo, nos limites da Prefeitura Regional de Parelheiros, ao norte do centro de Parelheiros, distante aproximadamente 30 km da região central da capital paulista. Em termos regionais, o PNM está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na Sub-bacia Cotia-Guarapiranga.

Coordenadas Geográficas

Latitude 23°48’25.06 Longitude 46°42’20.61 UTM Longitude 326246.38 Latitude 7366279.45 DATUM: WGS84 - ZONA: 23 k

Como chegar

Ingressos

Entrada gratuita a partir de 14/1/2020 - sempre às terças-feiras e finais de semana Horário: 10h (inauguração); 8h às 17h. Local: R. Amaro Alves do Rosário, 2676 - Parelheiros, São Paulo - SP, em frente ao Centro Comunitário Pequeno Principe e ao lado da Galeria de Artes Casa do Rosário (Centro Paulus).

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Esta unidade de conservação contribui com a manutenção dos serviços ambientais prestados ao município, além de garantir a proteção dos recursos naturais e sua biodiversidade.

Histórico

O Parque Natural Municipal Itaim foi criado por meio do Decreto Municipal Decreto 53.227, de 20 de junho de 2012. Possui uma área de aproximadamente 470 hectares e está localizado dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental Municipal Bororé-Colônia, no Bairro de Parelheiros. A unidade faz parte do conjunto de áreas especialmente protegidas, implantadas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) no extremo sul da Cidade.

A criação desta Unidade de Conservação (Uc) de proteção integral é fruto dos recursos referentes ao licenciamento e a compensação dos impactos ambientais e sociais causados pelas obras do trecho sul do Rodoanel Mário Covas na região.

Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), Lei Federal n° 9.985/2000, as unidades de conservação de proteção integral, tem como objetivo básico a preservação da natureza, permitindo apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.

Esta unidade de conservação contribui com a manutenção dos serviços ambientais prestados ao município, além de garantir a proteção dos recursos naturais e sua biodiversidade. Cabe ressaltar que o Parque Natural Municipal Itaim consta ainda no Zoneamento da Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – APRM Billings como subárea de baixa densidade, que tem dentre suas diretrizes ordenar a expansão dos núcleos urbanos e coibir a implantação de novos assentamentos Art. 38°, da Lei Estadual 12.233/06.

Atrações

O parque possui os seguintes atrativos e equipamentos:

  • Trilha do Tatu
  • Trilha do Ribeirão Itaim e Bosque do Silêncio;
  • Área para contemplação e piquenique
  • Parquinho infantil;
  • Banheiro masculino e feminino;
  • Administração/informações
  • Estacionamento

Aspectos naturais

O Parque Natural Municipal Itaim está inserido num antigo bairro rural, que deu nome ao Parque Natural Municipal, provavelmente surgido no final do século XIX. Entretanto, a partir da década de 1990 uma série de loteamentos surgiu na região, tais como o Jardim São Norberto, Santa Fé, Papai Noel, São Nicolau e Jardim Almeida, que atualmente pressionam os fragmentos de Mata Atlântica existentes no seu entorno.

Este PNM possui alta relevância ecológica para a sua região de inserção, dado que está localizado numa faixa de transição entre a frente de expansão urbana do distrito Parelheiros e as áreas mais preservadas do extremo sul do município de São Paulo. É formado, predominantemente, por fragmentos de Floresta Latifoliada Ombrófila Densa e possui clima Tropical Atlântico Superúmido. A ameaça constante, representada pelo processo de crescimento desordenado da mancha urbana da metrópole faz com que a sua proteção seja extremamente importante no sentido de garantir a preservação dos fragmentos de Mata Atlântica e de seus recursos naturais, a exemplo da água que abastece os nossos mananciais.

Relevo e clima

Fauna e flora

Flora

O Parque Natural Municipal Itaim de acordo com o PMMA/2016 é descrito como um fragmento do Bioma Mata Atlântica, Floresta Ombrófila Densa em estagio médio de regeneração, porem apresenta resquícios de silvicultura com talhões de pinheiros (Pinus sp) e Eucalipto (Eucalyptus spp). Podem ser observadas inclusive espécies ameaçadas, tais como: Cedro Rosa (Cedrela fissilis), Samambaiaçu (Dicksonia sellowiana), Palmito Juçara (Euterpe edulis) e o Cambuci (Campomanesia phaea), Araucaria (Araucaria angustifólia)

Fauna

Esta importante unidade de conservação abriga uma rica diversidade de animais silvestres, em sua grande maioria são responsáveis pela dispersão de sementes na região, garantindo assim a conservação da floresta e a recuperação natural de áreas degradas. Podem ser observados no parque bandos de macacos, principalmente o bugio (Alouatta guariba) bem comum na região. Foram registradas por meio no Estudo de Impacto ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Rodoanel Sul, vinte e uma espécies da fauna silvestre consideradas ameaçadas de extinção, sendo que algumas estão classificadas como vulneráveis. Tais como: Gato do mato pequeno (Leopardus tigrinus) e o Gavião pega macaco (Spizaetus tyrannus).

Problemas e ameaças

Fontes

Secretaria de Meio Ambiente

Decreto Nº 53.227, de 20 de junho de 2012