Parque Natural Municipal Pedra do Segredo

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Formações rochosas de aproximadamente 500 milhões de anos. O local é imperdível para os amantes da natureza, muito procurado por montanhistas, praticantes de trekking e mountain bike, bem como por excursões de escolas e universidades para estudos científicos.


Parque Natural Municipal Pedra do Segredo
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Rio Grande do Sul
Município: Caçapava do Sul
Categoria: Parque
Bioma: Pampa
Área: 5 hectares
Diploma legal de criação: Lei Municipal nº 1.055, de 4 de maio de 1999.
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: FLOR DE TUNA CIA DE AVENTURA

(55) 999551659 (55) 991746890 flordetuna.ciadeaventura@gmail.com

Localização

O Parque Natural Municipal Pedra do Segredo está localizado em Caçapava do Sul, na Região da Serra do Sudeste, no estado do Rio Grande do Sul.

Como chegar

Para chegar ao local, siga pela RS 357 que liga Caçapava do Sul a Lavras do Sul. O trajeto de 04 Km é asfaltado, após, deve-se entrar à direita na localidade da esquina do segredo, e percorrer mais 05 Km de estrada de chão batido. Tempo total até o local, aproximadamente 20min.

Ingressos

ENTRADA: R$ 10,00 - HORÁRIOS DE VISITAÇÃO: de terça a domingo, das 8:30 às 18:00.

Onde ficar

O parque oferece serviço de camping. Na cidade de Caçapava do Sul é possível encontrar diversas opções de hospedagens.

Objetivos específicos da unidade

Resguardar os atributos excepcionais da natureza da região; zelar pela preservação integral da geodiversidade, da flora, da fauna e demais recursos naturais, com utilização para objetivos educacionais, científicos, recreativos e turísticos; assegurar condições de bem-estar público.

Histórico

O Parque foi instituído no ano de 1999, através da Lei Municipal nº 1.055.

Atrações

Mirantes; Trilhas; Caverna da Escuridão; Salão das Estalactites; Gruta Percival Antunes.

Aspectos naturais

Os fatores bióticos e abióticos presentes no Parque se configuram como uma ótima possibilidade para a realização de pesquisas científicas e para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental e aulas de campo. As formas de relevo e a beleza cênica contribuem para atividades físicas e de recreação em contato com a natureza, além do turismo ecológico; todas estas garantindo a conservação dos recursos naturais.

Relevo e clima

O relevo é ondulado, com formações rochosas que chegam a 160 metros. O solo é raso e muito pedregoso, favorecendo a ocorrência de espécies cactáceas. O clima é quente e temperado. Apresenta temperaturas baixas no inverno, em média 12ºC. Existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Segundo a Köppen e Geiger o clima é classificado como Cfa. 17.5 °C é a temperatura média. Tem uma pluviosidade média anual de 1538 mm.

Fauna e flora

De modo geral a fauna do pampa gaúcho é caracterizada por apresentar uma grande diversidade de espécies bem adaptadas a áreas abertas. Na região do Parque é possível encontrar uma grande diversidade de animais silvestres. Quando à flora, podemos encontrar um mosaico complexo entre formações campestres e florestais, ora dominando Campos Limpos com Florestas de Galeria ora Campos Sujos com Florestas Mesófilas. Junto aos morros, nas encostas e fundos de vale desenvolvem-se Florestas Higrófilas; no alto das encostas e topos de morros observam-se Florestas Subxerófilas, ocupando solos litólicos junto aos afloramentos rochosos. Nestes afloramentos rochosos associados à encostas íngremes, platôs e topos destes morros, forma-se uma Vegetação Rupestre de características muito peculiares, com porte herbáceo-arbustivo e composta por espécies raras e até endêmicas.

Problemas e ameaças

Coleta ilegal de cactos e a caça de animais silvestres. Destacam-se algumas espécies ameaçadas: veado-catingueiro, cutia, gato mourisco, jaguatirica.

Fontes

http://turismocacapavadosul.com.br/atracoes-turisticas/pedra-do-segredo/ https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/9469/SILVA,%20ELISANGELA%20LOPES%20DA.pdf?sequence=1 http://www.biodiversidade.rs.gov.br/arquivos/1456240271AER_RSBIO_PEDRA_SEGREDO_2016_FEV_parte_2.pdf https://www.sema.rs.gov.br/upload/arquivos/201708/23150550-aer-rsbio-pedra-segredo.pdf