Parque ecológico do cocó

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

É o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno. Com mais de 2 km de trilhas interligadas, essa área é ideal para quem quer praticar esportes e contemplar a natureza.



Parque ecológico do cocó
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Ceara
Município: Fortaleza (CE)
Categoria: Parque
Bioma: Manguezal
Área: 1581,29 hectares (ha).
Diploma legal de criação: Diploma Legal de Criação: Decreto Estadual Nº 32.248 de 07/06/2017
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças do Clima - Governo do Estado do Ceará
Contatos:

Localização

Fortaleza, Pacatuba, Itaitinga e Maracanaú.

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Como um dos maiores parques urbanos da América do Sul e do mundo, o parque representa uma atração turística importante, oferecendo as melhores possibilidades de ecoturismo da cidade.[10] De acordo com o site Lonely Planet: “Ele é o mais popular parque de lazer de Fortaleza, e organiza atividades que promovem a percepção e conhecimento de preservação ambiental para seus visitantes (texto wikipedia)

Histórico

Em 5 de setembro de 1989 o decreto estadual número 20.253 cria o Parque Ecológico do Cocó e expandido em 8 de junho de 1993 atualmente abrange uma área de 1.155,2 hectares.[7] No entanto, não houve a consolidação do Parque do ponto de vista legal, o que gerou diversas invasões em seu entorno. Os dois decretos de desapropriação caducaram e a regularização fundiária não foi plenamente efetuada.

No dia 6 de maio de 2016 foi apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA),o projeto de regulamentação do Parque do Cocó, em uma audiência pública conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Fortaleza. O evento ocorreu no Complexo das Comissões, através da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa. A audiência contou com a participação de diversos ambientalistas. (texto wikipedia)

Atrações

Ecoturismo, calçadão destinado a caminhadas, espaços para piquenique, parques infantis, complexo esportivo, equipamentos de ecoaventura, Projeto Viva o Parque, auditório Viva Cocó, anfiteatro para eventos, passeios de barco pelo rio Cocó e trilhas ecológicas.

Aspectos naturais

O Parque contem uma grande variedade de ecossistemas, dos quais pode-se destacar:

Dunas Manguezais Caatinga Planícies Litorâneas Planícies Flúvio-marinha

Relevo e clima

Planície de clima tropical úmido.

Fauna e flora

Pesquisa realizada pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos, em 2011, comprovou que o ecossistema costeiro é capaz de armazenar até quatro vezes mais carbono que qualquer outra floresta no mundo, o que tem impacto direto na amenização do clima da região onde está localizado. Por outro lado, o manguezal é também um dos conjuntos naturais mais ameaçados em todo o planeta, com taxas de destruição até cinco vezes maior que a de outros ecossistemas importantes, como florestas e corais. Símbolos do Parque do Cocó, os caranguejos se manifestam em diversas espécies na região, como aratu-vermelho, o guaiamum, o uçá e o chama-maré. Em meio ao rios, como os o exemplares de bagre, pema, saúna, cará, bodó, dentre outros. Mamíferos, répteis e anfíbios também tem seus representantes no inventário faunístico do Cocó. Salamandras, serpentes como a coral verdadeira, a jararaca e a jiboia, além de iguanas, preás, guaxinins e raposas estão presentes no Parque. As aves, por sua vez, mostram suas diversidades de tamanhos e cores. Sibite-do-mangue, saracura, socó, canário-da-terra, anu, bem-te-vi, garça-branca pequena e o martim-pescador são algumas das espécies que habitam aquela área

Problemas e ameaças

Por ter toda a sua área dentro do município de Fortaleza em região de grande desenvolvimento urbano, os limites do parque estão constantemente sofrendo problemas de impacto ambiental e degradação do bioma

Fontes

Secretaria do Meio Ambiente e Mudança Climática do Governo do Ceará Site Wikipedia.


É ideal para quem quer praticar esportes e contemplar a natureza. O espaço do parque também proporciona ensaios fotográficos, aniversários, picnics, trilhas ecológicas guiada, arvorismo e passeio de barco. Em setembro de 2021, o Governo do Ceará, ampliou da área total do Parque Estadual do Cocó. São agora 10 hectares (ha) a mais, passando de 1.571ha para 1.581ha