RPPN Mato da Onça

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar



RPPN Mato da Onça
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Alagoas
Município: Pão de Açúcar
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Caatinga
Área: 45 hectares
Diploma legal de criação: Portaria IMA - Instituto de Meio Ambiente de Alagoas 048/2015 de 20 de outubro de 2015.
Coordenação regional / Vinculação: Gestão: Canoa de Tolda - Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco

Vinculação; IMA - Instituto de Meio Ambiente de Alagoas

CNUC - Cadastro Nacional de Unidades de Conservação - 0000.27.3462 (http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=3462)

Contatos: Sede: Reserva Mato da Onça - povoado Mato da Onça - zona rural

57400-000 Pão de Açúcar AL

Tel - +55 82 99922 4468 (Whatspp0 e +55 82 98135 4262

canoadetolda@canoadetolda.org.br

Localização

Povoado Mato da Onça, às margens do rio São Francisco, na zona rural do município de Pão de Açúcar, alto sertão de Alagoas.

Como chegar

Pão de Açúcar, no alto sertão alagoano, está distante de Maceió cerca de 235 km. De Aracaju, incluindo a travessia de balsa para o povoado Niterói, na margem sergipana do rio São Francisco, dista 186 km. De Paulo Afonso, BA, que conta com aeroporto regional, 139 km.

Para chegar à Reserva Mato da Onça, toma-se a direção do Cristo (mirante visível, às margens do rio São Francisco, a montante da cidade) e em frente ao cemitério, seguir à direita, tomando a estrada de chão que leva ao povoado Ilha do Ferro (há placas). Até a Reserva Mato da Onça são 23 km e várias placas indicam o caminho até o local. O percurso, de acordo com a situação da estrada (em períodos chuvosos riachos intermitentes podem corta-la) leva cerca de 40 a 50 minutos.

Também é possível fazer o trajeto Pão de Açúcar/Reserva Mato da Onça de barco e Unidade de Conservação conta com embarcações próprias (lanchas rápidas de alumínio com capacidade de 4 pessoas cada, fazendo o percurso em 30 minutos, e a tradicional canoa de tolda Luzitânia, embarcação cargueira a vela histórica tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que navega o trecho em aproximadamente duas horas, de acordo com o vento ). Consultar a administração da Reserva Mato da Onça sobre preços, horários.

Ingressos

Atualmente a Reserva Mato da Onça não recebe visitantes de forma regular, em razão de obras de melhorias de infraestrutura e do extenso programa de restauro de algumas caatingas.

Visitas guiadas podem ser agendadas (ver contatos) com antecedência, para grupos pequenos (no máximo dez pessoas).

Onde ficar

Pousadas:

Povoado Ilha do Ferro, cerca de 20 minutos de navegação pelo rio São Francisco, ou a 18 km por terra. Na sede do município há pousadas.

Objetivos específicos da unidade

Conservar, preservar e proteger os remanescentes da biodiversidade do semiárido (as caatingas) do trecho baixo do Rio São Francisco.

Histórico

A área remanescente (45 ha) da antiga fazenda Mato da Onça foi adquirida em junho de 2014 e imediatamente foi feita a formalização de enquadramento como RPPN junto ao IMA - Instituto de Meio Ambiente de Alagoas. O processo demorou pouco mais de ano e em outubro de 2015 foi publicada a portaria no Diário Oficial de Alagoas.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes