Refúgio de Vida Silvestre de Una

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

O RVS de Una está localizado no Estado da Bahia e abrange os municípios de Una e Ilhéus. Foi criado em 21 de dezembro de 2007. Sua área é de aproximadamente 23 mil hectares. Os objetivos do RVS incluem a proteção de ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.



Refúgio de Vida Silvestre de Una
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Bahia
Município: Ilhéus(BA), Una (BA)
Categoria: Refúgio de Vida Silvestre
Bioma: Mata Atlântica
Área: 23261,85
Diploma legal de criação: Decreto nº s/n, de 21/12/2007
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Contatos: Endereço: Refugio da vida silvestre de Una - Caixa Postal n° 008 - sem nome - Una/BA - CEP: 45.690-000

Telefone: (73) 3236-2113

Localização

Como chegar

Ingressos

O RVS de Una não possui uma estrutura para visitação recreativa, não possui trilhas ou área de camping. As visitações devem ser destinadas a fins educacionais ou científicos, semelhante ao que ocorre na Rebio de Una, na qual ficou estabelecido no próprio plano de manejo a vedação à visitação pública, com exceção das visitas com finalidade científica e educacional.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

Histórico

O histórico da criação do RVS mostra que o fato foi bastante questionado. Parte da discussão diz respeito a existirem, na época, moradores ocupando aquele território. Apesar do Decreto de criação ter autorizado o Instituto Chico Mendes a promover desapropriações e à Advocacia-Geral da União- AGU, por meio da Procuradoria Federal Especializada junto ao ICMBio, realizar medidas judiciais para declarar a nulidade de eventuais títulos de propriedade irregulares, ainda ocorrem problemas ligados à ocupação desordenada e ao desmatamento para plantio de roças. Desse modo, se manifesta necessária a regularização fundiária da área, com ordenamento no uso do solo, além da inserção de novas formas de convivência para os proprietários residentes nas adjacências do RVS de Una.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Fauna

Estão protegidos no RVS de Una três espécies de primatas endêmicos seriamente ameaçados: mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chysomelas), sagui-de-tufo-preto e macaco-prego-de-peito-amarelo (Cebus xanthosthernos). Nesta área encontram-se também o preguiça-de-coleira, o ouriço-cacheiro e alguns felinos, como também o mutum do sudeste e outras aves que estão em perigo de desaparecimento. Mesmo existindo espécies ameaçadas, não foi catalogado animal em extinção no Refúgio de Vida Silvestre de Una.

Flora

A flora é formada pela Floresta Atlântica, que apresenta características peculiares como endemismo de algumas espécies e a maior taxa de biodiversidade descrita no planeta, pois é possível encontrar mais de 450 espécies arbóreas/ha de floresta como, por exemplo, o jacarandá da Bahia.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1880

http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11082/1/eBook_Monumentos_Naturais.pdf