Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel no Blog do WikiParques


Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Bahia
Município: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área: 6063 hectares
Diploma legal de criação: Criada em 05/11/98, portaria IBAMA 149/98-N.
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: Virgínia Londe de Camargos - (73) 31668703 / 3166-8755

estacaoveracel@veracel.com.br

Localização

BR 367, km 37, Porto Seguro, Bahia.

Coordenadas: 8199228/8186195 N e 481290/488301 E.

Como chegar

Localizada a 15 km do centro histórico de Porto Seguro, às margens da BR 367 (logo após a Polícia Rodoviária Federal), km 37, estrada que liga os municípios de Porto Seguro e Eunápolis.

Ingressos

Não há cobrança de ingresso.

Onde ficar

Na cidade de Porto Seguro existem várias opções de pousada e hotéis. http://www.portosegurotur.com/

Objetivos específicos da unidade

- Preservar a biodiversidade contida na RPPN EVC; - Propiciar a manutenção dos recursos hídricos existenstes na área da RPPN EVC; - Proteger espécies da fauna e flora ameaçadas de extinçao, tais como a Glaucis dohrnii (balança-rabo-canela); - Propiciar atividades de pesquisa e monitoramento condizentes com a categoria de manejo e o zoneamento existente; - Promover a educação e interpretação ambiental; - Ampliar a proteção de remanescentes da Mata Atlântica na área do entorno do Parque Nacional do Pau Brasil; - Integrar o manejo da RPPN EVC aos objetivos do Programa Corredores Ecológicos e outros projetos de conservação em âmbito regional/global.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

A temperatura média é de 24,2°C, com precipitação média variando de mais de 1.100 mm a acima de 2.000 mm anuais, distribuida mais ou menos regularmente durante os meses do ano.

Fauna e flora

Vegetação: A RPPN EVC está está localizada dentro da região fitoecológica denominada Floresta Ombrófila Densa. Estrutural e fisionomicamente esta mata muito se assemelha à Amazônica. É alta, densa, latifoliada, sempre-verde, com poucas formas biológicas e muitas espécies, com estratificação bem definida e com epífitos vasculares. A floresta apresenta-se com estruturas pluriestratificada, sendo o sub-bosque e o estrato arbóreo os mais altos, com árvores altas frequentemente salientes, atingindo muitas vezes mais de 30m. Ocorre também a vegetação de mussununga, geralmente associadas a Florestas Ombrófilas Densas de Terras Baixas, em locais de solo arenoso, úmido e fofo. Ainda persistem algumas espécies localmente extintas em outras regiões da Mata Atlântica, tais como a anta (Tapirus terrestris).


Fauna: A RPPN EVC abriga uma rica fauna de vertebrados e ainda mantém uma grande parte da biodiversidade original, apesar do intenso desmatamento já ocorrido na região.

Problemas e ameaças

Supressão de vegetação para lenha e para fins medicinais. Desmatamento do entorno e caça são as principais ameaças à fauna da RPPN EVC.

Fontes

Plano de manejo RPPN Estação Veracel.